quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Costa do Marfim


 Alassane Ouattara reeleito presidente da Republica

Bissau, 28 Out 15 (ANG)- O presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, de 73 anos, foi reeleito na primeira volta das eleições presidenciais de 25 de Outubro para um novo mandato de cinco anos, anunciou nesta quarta-feira a Comissão Eleitoral Independente (CEI). 

Ouattara obteve 83,66
por cento  dos votos numa eleição com taxa de participação de 54,63 por cento.

Uma parte da oposição convocou um boicote. Os resultados devem ser enviados ao Conselho Constitucional.

Alassane Ouattara, o grande favorito pelo bom momento económico do país, derrotou Pascal Affi N'Guessan, presidente da Frente Popular Marfinense (FPI), fundada pelo ex- presidente Laurent Gbagbo, que recebeu 9,39 por cento dos votos.

Uma parte da FPI havia convocado um boicote à votação em nome da lealdade a Gbagbo, actualmente detido e à espera de julgamento no Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia.

A celebração de eleições pacíficas era considerada fundamental para o país virar a página do período violento posterior à vitória de Ouattara em 2010 sobre o antecessor Laurent Gbagbo, num país que é o maior produtor mundial de cacau.

Em 2010, a recusa de Gbagbo de aceitar a derrota afundou o país em cinco semanas de violência, com 3.000 mortos.

Quase 6,3 milhões de costa-marfinenses, entre 23 milhões de habitantes do país da África ocidental, estavam registados para comparecer às urnas. 

Mais de 34.000 soldados foram mobilizados para garantir a segurança do pleito. 

ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário