quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Tribunal Militar


 Zamora Induta acusado de terrrorismo 

Bissau, 22 Out 15 (ANG)-A defesa do contra-almirante Zamora Induta detido há um mês no quartel de Mansoa, no Norte da Guiné-Bissau, foi hoje formalmente notificada de que o arguido é acusado de crimes de organização terrorista, de inversão da ordem constitucional e de homicídio, no caso da alegada tentativa de contra golpe de Estado ocorrida há precisamente três anos.

Segundo a RFI, José Paulo Semedo, advogado de defesa do antigo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas confirma ter recebido quarta-feira (21/10) a formalização da acusação de que é alvo Zamora Induta, detido no Quartel de Mansoa desde 22 de Setembro.

A defesa continua a exigir a sua libertação e não obteve resposta quanto ao pedido de "habeas corpus", mas foi constituída uma equipa de seis advogados, para preparar a contra argumentação, às "acusações de crime de organização terrorista, crime de inversão da ordem constitucional, crime de homicídio e outros no género", de que o também antigo Chefe de Estado-maior da Armada é acusado.

José Zamora Induta é  acusado no caso do tentativa de golpe de Estado de 21 de Outubro de 2012, que teve como  líder do ataque ao quartel dos "bóinas vermelhas" em Bissau, o capitão Pansau N'Tchama, ex guarda costas de Zamora Induta,que declarou ser o  Induta o cabecilha do golpe.

NTchama e outros réus julgados e condenados no âmbito do mesmo processo beneficiaram em 2014 de um indulto presidencial. 

ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário