sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Crise politica


Presidência da República acusa Domingos Simões Pereira de se agarrar ao poder 

Bissau,09 Out 15(ANG) - A Presidência da República acusou quinta-feira, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira de pretender agarrar-se ao poder ao devolver ao Chefe de Estado os mesmos nomes que tinha recusado. 

No comunicado assinado pelo Conselheiro e Porta-Voz da Presidência da República, Fernando Mendonça à que a ANG teve acesso, a Presidência da República disse ser “incompreensível a tentativa de manutenção da proposta governamental por parte de Domingos Simões Pereira, incluindo todo o seu grupo de interesses”.

Considerou o acto do Presidente do PAIGC como sendo sem precedentes ao ponto de criar “sérias dúvidas” aos olhos da Comunidade Internacional sobre se Domingos Simões Pereira está intransigente no interesse em servir o país ou, pelo contrário, está intransigente, no seu verdadeiro interesse, em servir-se do país.

Quanto às alegadas perseguições, tentativas de detenção e eliminação física, contra a pessoa do Presidente do PAIGC, a Presidência da República disse que tem recebido igualmente e diariamente, boatos, rumores e informações sobre pretensos planos de assassinatos do Presidente da República.

O comunicado refere que  nunca a Presidência da República teve a irresponsabilidade ou cometeu a injustiça de vir ao público lançar suspeitas sobre esses eventuais beneficiários.

O Gabinete do Conselheiro e Porta-Voz da Presidência acusou ainda o lider do PAIGC de esconder da opinião pública nacional e internacional a verdade sobre o prolongamento da crise política, durante o tempo que lhe foi possível fazê-lo.

A Presidência da República ainda acusou Domingos Simões Pereira de ter instrumentalizado alguns sectores da sociedade civil que com ele alinhados a provocar a desordem social e desobediência civil, o que não teve sucesso, não obstante as avultadas somas investidas nas manifestações “espontaneamente organizadas”.

Disse que  Simões Pereira tem revelado uma manifesta incapacidade de gerar consensos sustentáveis ao nível interno do PAIGC e   nacional.

Conforme o comunicado, Domingos Simões Pereira tem inviabilizado todos os entendimentos possíveis fazendo constar na proposta de governo o seu próprio nome, bem como os nomes do seu grupo de privilegiados, tentando manter-se a todo custo no poder, como forma de assegurar o cumprimento de eventuais compromissos que assumiu.

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário