quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Inundações


Presidente da ANAG  pede apoio aos camponeses devido a distruição  das plantações de arroz

Bissau, 22 Out 15 (ANG) – O Presidente de Associação Nacional dos Agricultores da Guiné-Bissau(ANAG) advertiu hoje que os seus associados vão enfrentar dificuldades durante o ano agricola 2015/2016, devido aos danos causado
s pelas inundações às plantações de arroz.

Em entrevista à ANG, Boles Gomes advertiu sobre a necessidade dos estragos serem  reparados para se previnir contra a escalada de fome junto de familias afectadas, no proximo ano.

Acrescentou que  a ANAG tem em manga o desenvolvimento de parcerias com vista ao desenvolvimento da agricultura e, consequentemente melhorar a vida dos agricultores.

De acordo com o presidente da ANAG a capacidade de produção não deve servir apenas para  o consumo ou sobrevivência, mas sim para a melhoria da qualidade de vida e  promoção do próprio país.

“A estabilidade do país contribui para se estabelecer com facilidade a parceria internacional. Precisamos igualmente do apoio dos nossos governantes  para que possamos realizar o sonho dos agricultores de mudar de rumo para o bem de todos”, disse Boles Gomes.

No que concerne a campanha de castanha de caju, Boles Gomes considerou de positiva camapanha passada, sublinhando que podia ser melhor se o preço da comercialização não tinha sido fixado tardiamente.

Prometeu tudo fazer para que o preço de compra ao produtor para 2016 seja fixado o mais cedo possivel.

Gomes sustentou  que a fixaçao tardia do preço da castanha junto produtor fez com que muitos agricultores perdessem dinheiro por terem vendido os seus produtos a preços inferiores ao valor a que deviam ter vendido.

Inundações verificadas no decorrer deste ano destruiram  casas,  bolanhas evarias  colheitas em diferentes partes do pais.

ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário