quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Lavagem das Mãos


Guiné Bissau regista redução de 20% de mortalidade de crianças com menos de cinco anos

Bissau,15 Out 15 (ANG)-  O número de óbitos em menores de cinco anos na Guiné-Bissau baixou de 116 em cada mil nascidos em 2010, para 89 nos últimos cinco anos, ou seja, registou-se uma redução de perto de vinte por cento. 

A informação constam de um comunicado da UNICEF enviado hoje a Agencia de Notícias da Guiné, por ocasião da comemoração hoje do dia Mundial de lavagem de Mãos sob lema “levantar as mãos pela higiene”.

De acordo com a nota a comemoração do evento visa aumentar a conscientização sobre a importância de lavagem das mãos com água e sabão como forma eficaz e acessível de prevenir doenças. 

O UNICEF elogiou as comunidades das zonas fronteiriças, pelo facto de terem adoptado práticas de higiene e, assim, contribuir na prevenção de doenças diarreicas, nomeadamente o Ébola.

Por isso, o UNICEF anunciou que ira prosseguir com os seus apoios na implementação de programas cujos impactos refletem positivamente na melhoria de condições de vida e de saúde das crianças em particular nas regiões de Quinara, Tombali, Gabu e Bolama Bijagós.

No âmbito da sua cooperação com o governo guineense, mais de 40 mil famílias, sobretudo nas fronteiriça, beneficiaram, de janeiro a Outro do ano em curso, de informações sobre como adoptar as melhores práticas de higiene patrocinadas pelo UNICEF.

O dia mundial da lavagem das mãos é, segundo a nota, baseada num contexto global para mudança de hábitos. “Embora as pessoas ao redor do mundo lavarem as mãos com água, poucos é que usam sabão em momentos críticos”, concretamente, após o uso de latrina, do higiene as crianças e na manipulação dos alimentos. 

ANG, LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário