quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Produção agrícola


Instituto da Meteorologia prevê bom ano agrícola para 2015/16

Bissau, 21 Out.15 (ANG) - O Instituto Nacional de Meteorologia da Guiné-Bissau (INM-GB) considerou de bom o ano agrícola 2015/16 devido a produção e desenvolvimento nas culturas.

A informação consta no relatório de seguimento da campanha agrícola 2015/2016 da segunda missão de grupo de trabalho pluridisciplinar enviada esta terça-feira à Agência de Notícias da Guiné.

Segundo o referido documento, a região de Cacheu não foi afectado pelas inundações e as condições agro climáticas são favoráveis, pelo que projecta-se um aumento da produção em relação ao ano passado nas culturas do planalto nomeadamente a de mancara, arroz de mpam-mpam, feijão, milho cavalo e preto nas bolanhas de água doce.

Em relação a região de Quinará, o relatório indica que  as outras culturas apresentam bom estado de desenvolvimento e terão boa colheita, mas a de arroz de água salgada terá uma queda devido a maré alta.

O documento afirma que na região de Gabú algumas bolanhas foram inundadas com excepção dos de sector de Pitche, acrescentando que apesar desta situação prevê-se um aumento da produção em comparação com o ano transacto em todas as culturas praticadas na região.

“A situação fitossanitária e praga dos gafanhotos locais estão calmas. Entretanto na região de Tombali os ataques de  gafanhotos denominados de Zonocerus Variegatus contínuam a causar estragos nas culturas de mandioca, mancarra e feijão,” frisou o relatório.


Em relação a situação de sanidade animal neste período do ano,o relatório refere que  em todo o território nacional há pasto de gado e de qualidade apreciável, e que na zona leste todos os animais são encarcerados para evitar danos nas culturas. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário