segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Saúde ocular


“Infecção, velhice e hereditariedade são principais causas de problemas de vista”, diz Coordenador do Programa Saúde Visão 

Bissau, 19 Out 15 (ANG) - O Coordenador do Programa Nacional "Saúde Visão" Menu Na Bicassa confirmou hoje que as principais causas do problema de vista provem da hereditariedade, Velhice e infecção.

Menu Na Bicassa, em entrevista à ANG disse que na velhice o problema começa a aparecer aos 45 anos de idade, enquanto que se for caso da hereditariedade o mesmo surge mais cedo isto é a partir dos 25 anos de idade. No caso da infecção, isso acontece independemente da idade da vitima.

“Na infecção temos conjuntivites que pega qualquer pessoa e temos tracoma isto é, causa que leva muitas pessoas a perder a vista. Temos ainda alguns vírus que atacam a vista”, explicou o coordenador do Programa Saúde de Visão.

Acrescentou que, no que concerne a causa da hereditariedade, todas as pessoas estão sujeitas a nascer com um problema que provem dos seus pais e que, assim sendo, muitas pessoas nascem com problemas de vista.

No que concerne a causa da idade, Na Bicassa explicou que o olho como qualquer outro órgão também fica velho, sublinhando que quando assim for se verifica normalmente os problemas na diminuição da capacidade da visão.

Na Bicassa disse que as causas acima referidos podem conduzir as pessoas à cegueira se não forem tratados como deve ser.

O Coordenador aconselha aos guineenses a não optarem pela via de adquirir medicamentos nas farmácias sem previamente fazer uma consulta médica, sublinhando que o acto de compra e uso dos medicamentos sem a orientação médica prejudica saúde de qualquer que seja pessoa.

“Todos nós sabemos que a visão é uma coisa muito sensível e que  não devemos brincar com as nossas vistas. A visão merece especial atenção e cuidados para que possamos passar o resto das nossas vidas a olhar pela natureza e a fazer muitas coisas interessantes”, recomendou Menu Na Bicassa.

O Coordenador do Programa Saúde Visão explicou que os sintomas dos problemas de vista mais frequentes são dores da cabeça constantes, cansaço rapido na leitura, por vezes a tontura entre outras.
Questionado se recebem oferta para o tratamento do problema de vista no país disse que infelizmente não, acrescentando que cada paciente compra os seus medicamentos na base da receita médica e que os que devem usar óculos também compram os seus óculos. 

ANG/AALS/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário