terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ensino Público

SINDEPROF ameaça com nova paralisação das aulas

Bissau, 06 Set 2015 (ANG) - O Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF) vai avançar no próximo dia 20, com um pré-aviso de greve no sector do ensino por alegado não cumprimento pelo governo do memorando de entendimento assinado entre as partes.

Em entrevista exclusiva hoje à Agência de Notícias da Guiné, o vice-presidente daquela organização sindical, Eusébio Có acusou o executivo, na pessoa da ministra Odete Semedo de não ter cumprido a promessa de harmonização das letras na tabela de vencimento, o pagamento de retroactivos e a implementação da carreira dos docentes.

O sindicato não determinou o período da vigência da greve e muito menos falou dos serviços mínimos.

Apesar de reconhecer avanços significativos no concernente a problemática da harmonização das letras, cuja proposta ja se encontra no Ministério da Função Pública, Eusébio Có exige  maior aceleramento do processo.

Este sindicalista lamentou o facto de  existir professores que trabalharam ao longo de toda a vida e que actualmente ja se encontram na idade de  reformas com um salario de  pouco mais de 29 mil francos CFA. "Como é que esta pessoa vai poder sustentar a sua família durante um mês", questionou.

"Actualmente para entrar na função pública a pessoa é atribuída a letra “J”, mas a carreira docente determina que seja a a letra “I” como a última na lista do Ministério da Educação.  Infelizmente, até este momento, os professores com carreira continuam na letra “N”, lamentou Eusébio Có.

O vice-presidente do SINDEPROF explicou que a atribuição de carreira docente é uma lei do Estado e está no Boletim Oficial, pelo que  deve ser cumprida.

As aulas do ensino público, segundo o calendário escolar recentemente divulgado pelo Ministério da Educação Nacional devem iniciar o mais tardar até ao dia 19 de Outubro. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário