quinta-feira, 16 de abril de 2020


  Covid-19/Bissau e Biombo sem novos casos positivos durante a semana

Bissau, 16 Abr 20 (ANG) – O Centro de Operação em Emergência Médica(COEM) entidade que actualiza os dados do Corovanirus, informou hoje que nas três regiões afectadas pela Covid-19, só Cacheu concretamente sector de Canchungo teve caso positivo durante a semana.

De acordo com o porta-voz do COEM, não se detectou nenhum novo caso a nível nacional no dia de hoje, uma vez o epicentro de busca e pesquisa mudou para província norte em Canchungo onde se encontra as equipas de laboratório a recolherem amostras dos suspeitos, acrescentando que as colheitas chegaram esta manhã e os resultados só serão divulgados amanhã.

“Na informação de ontem(15) o cidadão indicado como morador de Bairro Militar em Bissau, contraiu a infecção em Cancunho onde estava a residir cerca de um mês por motivos de trabalho ou seja todos os três resultados positivos de ontem foram detectados em Canchungo que já tinha 07 casos mais os 03 de ontem totalizam 10 casos positivos”,explicou.

Tumane Baldé disse que o balanço total da situação epidemiológica no país é o seguinte: a capital Bissau manteve com 31 casos, região de Biombo 05 casos, frisando que todas as subidas verificadas aconteceram em Canchungo que saiu de 02 para 10 casos positivos.

“Ou seja os 08 casos verificados nos últimos três dias são oriundos de Canchungo, por isso, o epicentro de busca mudou para aquela cidade nortenha com a finalidade de, com maior rapidez, contornar esta situação”, explicou.

O porta-voz do Centro de Operação de Emergência Medica felicitou os citadinos de Bissau e Biombo por passarem uma semana sem casos novos ,tendo explicado que não conhecem nenhum caso da morte dos cidadãos guineenses no exterior por causa da pandemia.

Baldé aconselha aos guineenses a se manterem o civismo e cada um a cumprir com as orientações  dadas pelas autoridades sanitárias, uma vez que são componentes de quebra da cadeia de transmissão  ou seja, ficar em casa, manter o distanciamento e lavar as maõs.

Apelou as forças da defesa e segurança a cumprirem com a missão de organizar a sociedade criando distanciamentos e aconselhando os cidadãos de como devem se comportar na rua para evitarem a contaminação do Covid-19.

“Por isso digo, se não conseguimos controlar a epidemia até hoje é por causa do nosso comportamento. Se mudarmos o nosso comportamento, cumprindo as recomendações da prevenção, a situação vai mudar completamente”,disse.

A Guiné-Bissau regista 46 casos positivos do Covid-19 ,sendo que três dos casos já foram declarado curados.ANG/MSC/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário