quinta-feira, 23 de abril de 2020


 Covid-19/Nutricionista João Malu recomenda  alimentos com vitamina A,C e D

Bissau 23 Abr 20 (ANG) – O médico nutricionista guineense aconselhou hoje a população a se alimentar de uma forma equilibrada neste período de coronavirus consumindo  vitaminas A,B e C para reforçar suas imunidades na luta contra a pandemia.

Nutricionista João Jaque Sanca Malú
João Jaque Sanca Malu, numa entrevista exclusiva à ANG para falar sobre a importância da dieta alimentar na prevenção e combate ao coronavirus, disse que a dieta é fundamental não só neste momento em especial mas sempre, ou seja, a dieta não é ficar sem comer como muitos pensam, mas sim alimentar de uma forma equilibrada.

“Isso significa que temos que tomar pequeno-almoço, almoço e jantar ou seja consumir os alimentos dos três grupos que são protectores, energéticos e construtores. Comendo um desses alimentos em cada refeição pode-se dizer que a pessoa tem uma dieta equilibrada. Mas consumindo só de um grupo não se está a fazer uma boa dieta”,explicou.

Malu disse que, por isso neste período de coronavirus aconselha as pessoas a  consumirem os alimentos com as vitaminas acima mencionadas que ajudam na resistência e fortificam a imunidade das pessoas.

Questionado se os alimentos com estas vitaminas fazem parte da dieta alimentar dos guineenses, o nutricionista respondeu que até hoje está-se a fazer um estudo sobre  a criação de uma “Guia Alimentar “, no país.

Informou que se a Guiné-Bissau tivesse uma Guia Alimentar nacional  ajudaria muito, frisando que os Serviços de Nutrição têm em carteira uma iniciativa neste sentido,mas por falta do apoio financeiro ainda não foi concretizada.

“Mas penso que no futuro o país vai dispor deste importante instrumento que vai ajudar as pessoas sobre  como alimentar e conhecer as dozagens existente a nível dos alimentos.

Afirmou que pretende-se igualmente saber o tipo de vitamina que cada fruta pode oferecer as pessoas por exemplo quando dizer manga que é muito rico em vitamina A, caju em vitamina C e pimenta que também é rico em vitamina A ,batata doce entre outros.

João Jaque disse que, contudo, os alimentos alcalinos fazem parte da dieta alimentar dos guineenses, o país como disse não tem uma guia que mostra o valor da cada alimentos e dos pratos locais.

“Por isso aconselho as pessoas a consumirem as frutas como manga, caju, limão que ajudam a fortificar a imunidade pessoal para poder ter defesa corporal, frisando que se os vírus do Covid-19, apanhar uma pessoa que tem uma boa sistema imunitária no seu corpo vai ser difícil de o vencer.

O médico sublinhou que as pessoas que mais estão a morrer no mundo, são os idosos isso porque já perderam as suas forças e qualquer vírus torna mais fácil contraí-la ,tendo aconselhado aos guineenses a se prevenirem e respeitarem as medidas das autoridades sobretudo sanitárias, respeitando a sensibilização que passa nos órgãos de comunicação social e dos voluntários nos bairros ou seja ficar em casa,  e, se vai sair,  usar as máscaras ou luvas protegendo a ti ,teus amigos e a família.

“O alimentos pertencentes aos três grupos são os da vitamina A, denominadas anti-infecciosa, segundo os estudos, reduzem a mortalidade e morbidade em pacientes com diferentes doenças infecciosas casos da HIV, sarampo, pneumonia e poderá ser uma opção promissora no tratamento e prevenção da infecção pulmonar”, disse.

De acordo com o médico nutricionista são alimentos que contem a vitamina C conhecido como poderoso antioxidante, acrescentando que ela atua no sistema, imune e protege contra coronavírus segundo Hemila (2003) num artigo intitulado “Vitamin C And Sars Coronavírus “que sugerem que esta vitamina pode prevenir fragilidades respiratórias em certas condições.

Indicou  a vitamina D, conhecido como nutriente e hormónio também sintetizada no corpo com ajuda da luz solar, que além de ajudar na integridade óssea e maturação de células de defesas de idosos com deficiência, frisando que o vírus descoberto em 2019 na China pode afectar  mais as pessoas  que estão com deficiência de vitamina D, deste modo poder ser uma das opções terapêutica para o tratamento desse novo vírus.

Afirmou que as fontes desta vitamina são a sardinha, atum, iogurte, manteiga e tomar 15 minutos de sol por dia. ANG/MSC/ÂC//SG


1 comentário:

  1. Merci pour les conseils alimentaires..
    Cela peut aider plus d’un à fortifier leurs systèmes immunitaires pour faire face au covid-19. Nous avons besoin des initiatives dans ce genre et nous attendons avec impatience le guide alimentaire, on espère que l’Etat s’aura mettre les moyens qu’il faut pour vous accompagner dans cette cause noble.

    ResponderEliminar