segunda-feira, 20 de abril de 2020


      Covid-19/China doa  equipamentos de protecção e combate a pandemia

Bissau, 20 Abr 20 (ANG) – A República Popular da China doou na semana passada no quadro de apoio aos países africanos, equipamentos de protecção pessoal contra o Coronavírus, constituídos de  2.000 máscaras de protecção,10 mil máscaras cirúrgicas, 2.000 macacões descartaveis, 500 termómetros infravermelhos e 2.000 óculos de proteção .
De acordo com um comunicado do Programa Alimentar Mundial (PAM), à que a ANG teve acesso, a organização informa que oferece apoio técnico e logístico para receber os suprimentos em Acra(Gana) e organizar o seu transporte para Bissau e quando a embaixada da China finalizar os trâmites da doação o PAM vai entregar os materiais ao Ministério de Saúde e confirmar as quantidades recebidas.

Entre os materiais doados de acordo com a missiva, contam ainda 10 mil pares de luvas de nitrito descartáveis e 10 mil pares de sapatos descartáveis.

“Não é a primeira vez que o Governo da China e o PAM colaboram para apoiar países onde o Programa Alimentar Mundial desenvolve acções de desenvolvimento e programas humanitárias. Desde 1981, a China começou a ser doadora do PAM e numerosos países tem recebido do Governo da China doações em dinheiro que são combinados com recursos técnicos e financeiros da organização para implementar programas de segurança alimentar e nutrição nos países em vias de desenvolvimento ou em crise humanitária “,lê-se na nota.

No comunicado as duas instituições frisam que foi com prazer que estão a realizar esta acção trilateral especialmente no contexto do Covid-19, para ajudar os profissionais de saúde e as populações mais vulneráveis a prevenirem-se contra a doença.

Salientou que espera-se que a doação seja utilizada de maneira eficaz e eficiente, maximizando o uso pelas instituições de saúde pública ,que necessitam desses materiais para atender os pacientes que tenham a confirmação do covid-19, os suspeitos e as pessoas que tiveram contacto com os infectados .

“A embaixada da China e o PAM  estão a espera do plano de distribuição dos materiais ,que o centro de Operações de Emergências em Saúde preparará em devido tempo”,refere o documento.ANG/MSC/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário