quinta-feira, 18 de junho de 2020

Covid-19/China anuncia perdão da dívida de países africanos na forma de empréstimos

Bissau, 18 jun 20 (ANG) - O Presidente

da China, Xi Jinping, disse quarta-feira que o seu país vai perdoar a dívida de vários países africanos na forma de empréstimos governamentais sem juros que vençam antes do final de 2020.

Discursando por videoconferência durante a cimeira extraordinária China-África de solidariedade contra a pandemia de covid-19, Jinping referiu que o perdão vai beneficiar, sobretudo, os países mais atingidos pela COVID-19 para superarem as dificuldades actuais.

Xi Jinping assegurou que o seu governo vai encorajar as instituições financeiras a ter a Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) do G20 e a manter consultas amistosas com os países africanos.

“A China implementará a DSSI e apela a que os membros de G20 estendam ainda mais, na base actual, a suspensão do serviço da dívida dos países abrangidos, incluindo os países africanos”, frisou.

Segundo o chefe de estado, a China espera que a comunidade internacional, especialmente os países desenvolvidos e as instituições financeiras multilaterais, ajam com mais esforço na suspensão e alívio da dívida da África.

Xi Jinping avançou também que o seu país vai  trabalhar com a ONU, OMS e outros parceiros para ajudar o continente africano a responder à COVID-19 mas, respeitando a vontade da própria África.

Referiu que o importante a longo prazo é promover o desenvolvimento sustentável da Zona de Comércio Livre Continental Africana, bem como o reforço da construção da conectividade e fortalecimento das cadeias industrial e de suprimentos em África.

A China está também disposta a explorar, em conjunto com a África, novas formas de cooperação, tais como a economia digital, a cidade inteligente e as comunicações de 5G, assim como trabalhar defender um sistema de governação global centrado na ONU.

A cimeira foi proposta conjuntamente pela China, África do Sul, que detém a presidência rotativa da União Africana (UA), e Senegal, que co-preside ao Fórum de Cooperação China-África.

No encontro virtual participaram membros da assembleia de chefes de Estado e de Governo da UA, dos presidentes em exercício das principais organizações sub-regionais africanas e do presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat.ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário