segunda-feira, 29 de junho de 2020

Política/Deputados aprovam discussão do Programa do governo de Nuno Nabian  com 56 votos

Bissau, 29 jun 20 (ANG) – Os deputados da nação aprovaram hoje a discussão  e eventual aprovação do  Programa do Governo de Nuno Gomes Nabian com 56 votos à favor, um contra e 0 abstenção.

Nesta 4ª sessão ordinária da Assembleia Nacional Popular iniciada hoje com a duração de um mês, estão presentes 57 deputados entre os quais cinco do

 Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), cuja maioria dos deputados se ausentou.

A  discussão e aprovação do Programa de Governo nesta sessão não tinha sido acordado na reunião da Comissão Permanente da ANP, por falta de  consenso entre os membros desse órgão da ANP que determina a agenda de trabalho das sessões parlamentares.

Após a aprovação da agenda dos trabalhos para esta sessão, o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá disse que enquanto líder do hemiciclo não vai permitir que nenhum partido bloqueasse o parlamento, esclarecendo que nunca chegou de constituir entrave ao normal funcionamento do parlamento.

“O que estou a fazer hoje, foi a mesma coisa que  fiz na nona legislatura, que muitas pessoas não entenderam. Não bloqueamos o parlamento e nunca podemos o bloquear. Vamos continuar com esta responsabilidade no quadro da cidadania e do cumprimento da Constituição da República e demais leis do país”.

Reagindo a aprovação da ordem do dia inclusive da discussão sobre o Programa do Governo, o Coordenador do Movimento da Alternância Democrática (MADEM-G15), Braima Camará afirmou que hoje ficou provado de que a força do bloqueio do país é o PAIGC.

Camará considerou um crime as instruções dadas pela direcção do PAIGC aos deputados da bancada do partido no sentido de, segundo Braima,  “não prestarem o serviço público” necessário à Nação e chamou de heróis aos cinco deputados do PAIGC que em desobediência às orientações do partido tomaram parte na reunião parlamentar.

Afirmou que a nova maioria parlamentar demonstrada com a aprovação da introdução da discussão do programa de Governa na agenda de trabalhos está disposta a debater a aprovar, ainda esta segunda-feira, o programa de governo.

Por sua vez , o deputado do PAIGC para o círculo da África, Leopoldo da Silva disse que não houve nenhuma violação ao partido por participarem  na sessão, justificando que foi o Presidente da ANP que convocou a sessão.

“Não vemos  violação nenhuma, porque se não participamos na sessão vão-nos marcar 10 faltas consecutivas e poderemos perder o mandato. Quem convocou a sessão é o presidente da ANP e ele é também  o 1º vice-presidente do PAIGC. Se não fosse isso, não estaria aqui”, declarou Leopoldo da Silva.

Acrescentou que não foi corrompido por ninguém e nenhum partido, afirmando que é e será do PAIGC e tem muito respeito pelo seu partido. 

Braima Djaló, um dos deputados do PAIGC para o Circulo 5,  presente na sessão parlamentar disse estar de acordo com o agendamento do Programa do Governo, porque durante 5 anos não houve nenhum avanço.

Disse que, como seu representante,  está aí para defender o  interesse do povo, “porque está a sofrer”.

No projeto de Ordem do Dia provado consta a  discussão e aprovação do Programa do Governo, Análise da problemática do Covid-19, Análise da situação política do país, Indicações de nomes dos deputados pelos partidos políticos com assentos parlamentar para Conselho de Estado, Criação de uma comissão parlamentar de inquérito ao rapto e espancamento do deputado Marciano Indi, à morte de Demba Baldé e detenção Doka Internacional, e Apresentação do orçamento da ANP.

Segundo ficou decidido antes da interrupção da sessão para um curto intervalo a sessão continuaria esta tarde com a apresentação, discussão e aprovação do Programa de Governo.ANG/DMG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário