segunda-feira, 29 de junho de 2020

Política/ Parlamento se reúne à partir de hoje sem deputados do PAIGC para analisar situação política do país  

Bissau, 29 Jun 20 (ANG) – O Presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, confirmou o arranque hoje da 4ª Sessão Ordinária da X Legislatura da Assembleia Nacional Popular com o boicote dos deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC).

 “A direcção superior do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) deu orientações aos seus deputados para não tomar parte na sessão parlamentar marcada para esta segunda-feira, em Bissau”, confirmou o líder do parlamento guineense Cipriano Cassamá a margem do encerramento das Jornadas Parlamentares dos libertadores.

Citado pela RDP-África, o Presidente do parlamento guineense e também 1º vice-presidente do PAIGC, Cipriano Cassamá, disse que esta decisão é da responsabilidade do partido, e o parlamento irá seguir o seu trabalho de fazer-se realizar esta sessão marcada.

Para Abdu Mané, lider parlamentar do Movimento para Alternância Democrática(MADEM G-15),  chegou o momento de se provar quem tem a maioria no parlamento.

"Esta sessão será tira-teimas e o PAIGC não deve fazer politica de "cadeiras vazias". Se tem a maioria que demonstre", disse o líder parlamentar do MADEM G-15

O deputado da segunda força politica na Guiné-Bissau convidou aos libertadores para participarem na sessão e comprovar a maioria que tanto foi defendido pelos partidos com assentos parlamentares.

Por sua vez, o líder parlamentar da terceira força politica no país, o Partido da Renovação Social(PRS), Certório  Biote, disse que as orientação do seu partido está clara:”votar o programa do Governo de Nuno Na Bian”.

No Domingo, o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo, demitiu cinco ministros, que foram eleitos deputados  pelo MADEM G-15 e PRS.

Os cinco evocaram  problemas pessoais como  motivo de pedido de demissão.

Segundo a RDP ÁFRICA, os ministros demissionários solicitaram o retorno ao parlamento para sessão de hoje, mas a solicitação foi rejeitada pela mesa do parlamento que alegou a extemporaneidade do pedido.

A Sessão da ANP que começa hoje decorre até o dia 7 de Agosto do ano em curso.ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário