segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Caju/Intermediários de Negócios consideram de “desastrosa” a presente campanha de comercialização  

Bissau, 10 Ago 20 (ANG) – O Presidente de Associação Nacional dos Intermediários de Negócios da Guiné-Bissau (ANIN GB), Alassana Sambu, disse que a presente campanha de comercialização da castanha de caju é um desastre para os seus associados e para a economia do país devido à vários fatores internos e externos.

Em entrevista exclusiva à ANG, Alassana Sambu acrescentou que os seus associados estão insatisfeitos devido aos condicionantes que levaram ao fracasso da campanha, nomeadamente a  Pandemia do Covid-19 e a inflexibilidade do Governo, que na sua opinião não criou as condições necessárias para a comercialização da castanha.

Sambu criticou que  os critérios impostos pelos bancos comerciais para financiar os atores económicos  com  fundos disponibilizados pelo executivo para o efeito são rígidos e burocráticos, e de difícil acesso para os intermediários de negócios.

"Até o mês de Julho, o grosso número de atores económicos não tinha acesso àquele fundo .  Por isso, consideramos aquela operação de inexistente e sem efeito esperado" afirmou o Presidente de Intermediários de Negócios.

De acordo com  Alassana Sambu, a sua organização reuniu uma vez com os diretores dos bancos e estes se mostraram disponíveis em se abdicar de certas exigências se o Governo autorizar.

Afirmou  que não houve nenhuma reação do Governo em relação à esta abertura dos bancos comerciais.

Ainda elencou as más condições das estradas para escoamento da castanha  que até então se encontra nas mãos dos produtores nesta época chuvosa, acrescentando que os armazéns de estoques construídos nas zonas húmidas na maior parte, estão a estragar  o produto.

"Prevemos que 200 mil toneladas sejam exportadas este mas, com estas situações, duvido se vamos atingir 195 mil toneladas. Até então só exportamos 62 mil toneladas e as expetativas não são altas", lamentou Alassana Sambu.ANG/CP/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário