Dia Mundial de Surdo/Associação de surdo da Guiné-Bissau pede inclusão de um intérprete na Televisão
Bissau, 28 set 20
(ANG) – O Presidente da Associação de Surdos da Guiné-Bissau pede ao Governo a
inclusão de um intérprete nos serviços noticiosos da Televisão Pública para
facilitar o acompanhamento dos noticiários por pessoas portadores de
deficiência auditíva.
José Augusto Lopes fez o pedido no fim de semana , no âmbito
das celebrações do Dia Mundial de Surdos, assinalado a 26 de Setembro com o lançamento de dois dicionários de línguas gestuais guineenses.Segundo Augusto
Lopes, ao nível dos países de língua oficial portuguesa, a Guiné-Bissau está em
frente, “porque os técnicos nacionais são formadores de formadores de
professores em linguais gestuais.
José Augusto Lopes lamentou
a situação das crianças com deficiência auditiva, visual e motora do interior
do país que não podem frequentar as aulas.
“Como temos condições
para construir estabelecimentos de ensino no interior do país e colocação dos
professores, desejamos implementar este ano lectivo 2020/2021, um regime de
internato para que as crianças com deficiências que se encontram no interior da Guiné-Bissau possam ter acesso à
educação mas não vai ser possível devido a pandemia de covid-19”, disse.
Na ocasião, o representante de surdos e mudos, Martinho
Monteiro considerou de discriminação o facto de os deficientes auditivos não terem as possibilidades de compreender e acompanhar os acontecimentos do
país.
Em representação do
Ministro da Educação Nacional, Dulia Barbosa e Silva reconheceu a
responsabilidade do Ministério da Educação de garantir instrução escolar a
todos os cidadãos, mas admitiu que apoios para esse efeito podem vir de outros parceiros.
Revelou que o Ministério
está a evidenciar esforços para melhorar
a sua prestação no âmbito da educação inclusiva, por isso tem vindo a formar professores em diferentes áreas, inclusive professores para
portadoras de deficiência.
“O esforço que muitas das vezes é prejudicado por causa da nossa instabilidade governativa”,
referiu Dulia Barbosa e Silva.
Por outro lado, disse
que a formação de portadoras de deficiência é um desafio não só para a Escola de Surdos e Mudos, mas também do
governo , que prevê a melhoria de alguns
aspectos relacionados com a sinalização das salas para que deficientes visuais
possam ter acesso as salas de aulas com
facilidade e construção de rampas para os deficientes motora e a formação de
professores em línguas gestuais.
O padrinho da escola Bengala Branca da Guiné-Bissau, Braima Sanhá defendeu
a institucionalização de um Dia Nacional dos deficientes auditivos, visuais e
motoras para permitir que os dirigentes passam a saber o que devem fazer para
melhorar a situação das crianças que estão nestas condições.
Enalteceu o trabalho
feito pela direcção da escola, mas aconselhou-a a pensar na especialização dos
professores.
Braima Sanhá
agradeceu igualmente a cooperação
portuguesa pelo apoio para a construção
do estabelecimento de ensino para os deficientes nacionais.
O pardinho da escola
exortou a direcção da Escola Bengala
Branc
Acrescentou que, caso contrário, não vale a pena
ensiná-los escrever e ler e depois não serem úteis para eles e nem para a sociedade.
As cerimónias de
celebrações do Dia Internacional de surdos foram marcadas ainda com a realização de uma palestra que decorreu sob
o lema: “Línguas e Sinais para Todos”, e a entrega de prémios às equipas masculino
e feminina vencedores dos torneios alusivo a data, assim como aos melhores
jogadores.ANG/LPG/ÂC//SG
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