segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Especial 24 Setembro/Combatentes qualificam de “lamentável”  celebração dos  47 anos da independência com falta de quase tudo

Bissau, 21 Set 20 (ANG) – Alguns Combatentes da Liberdade da Pátria, da secção de Guiledje, sector de Bedanda, região de Tombali, qualificam  de “lamentável” o país celebrar os 47 anos da independência com a falta de quase tudo e as infraestruturas em estado avançado da degradação.


Em entrevista concedida aos repórteres da ANG, Jornal Nô Pintcha e RDN no âmbito das celebrações dos 47 anos da independência, que se assinala no próximo dia 24 de Setembro,  os combatentes Sadjo Seide, Mama Sambo Traoré, Aladje Mama Baldé, Mamadu Djaló e Aruna Coulubali  relacionaram as suas afirmações com o sofrimento e dificuldades que o povo guineense continua a enfrentar, nomeadamente a falta de escolas e hospitais nas regiões do país.

 O incumprimento das promessas que Amílcar Cabral no que toca a criação de melhores condições de vida para os veteranos de guerra, foi outro desagrado  manifestado pelos referidos combatentes.

O combatente Sadjo Seide de 73 anos, indicou a tortura, roubo de vacas entre  outros maus tratos à que os militares coloniais submetiam os guineenses em represália pela participação na luta armada para libertar a Povo do jugo colonial.

“Deus” fez aparecer uma pessoa chamado Amílcar Cabral para enfrentar o regime colonial e as populações vitimas assumiram o compromisso de a acompanhar na luta para se defenderem ou se libertar dos maus tratos dos portugueses” salientou Seide que acrescentou: Volvidos  47 anos da independência, para além de não sermos reconhecidos pelo Estado, o Povo continua a sofrer, e o objectivo da luta era  acabar com o sofrimento do Povo”.

Contudo, Sadjo Seidi reconhece  que valeu a  pena a luta armada.

 “Porque conquistamos a nossa liberdade  e agora cabe aos actuais dirigentes trabalhar para desenvolvimento do país”, afirmou  Sadjo Seide.

Disse que os combatentes sonhavam com um  um país desenvolvido, com infraestruturas rodoviárias, água potável e energia elétrica em todas as localidades da Guiné-Bissau mas que “até hoje o Povo continua a pedir estes bens ao governo”.

“Para nós é muito difícil, e até leva-nos a dizer que a luta pela conquista da independência foi em vão, mas não é, porque libertamos o Povo do jugo colonial e isso orgulha-nos muito”, salientou.

Mamadu Djaló, disse que, apesar do seu estatu
to de antigo combatente português, aos 47 anos da
independência, o país não merece estar na situação em que se encontra.

“Pela  minha experiência de vida, se compararmos a situação actual com a da época colonial digo que antes da independência a situação parece um pouco melhor, sem pôr em causa os esforços que estão sendo feito para bem do Povo, mas é que nessa época havia postos sanitários em quase todos sectores, e em funcionamento pleno, com assistência médica e medicamentosa, o que não se verifica hoje em dia”, lamentou Mamadu Djaló.ANG/LPG/AC//SG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário