terça-feira, 22 de setembro de 2020


Especial 24 de Setembro
/ Presidente da República confirma presença de cinco chefes de Estado africano  na festa de independência

Bissau, 22 set 20 (ANG) – O Presidente da República  confirmou a presença de cinco chefes de Estados africano nas celebrações do Dia da Independência do país que se assinala no próximo dia 24 de Setembro.

A confirmação  foi feita esta terça-feira pelo Chefe de Estado guineense Umaro Sissoco Embalo em declarações à imprensa no quadro dos preparativos para a comemoração da efeméride.

O chefe de Estado confirmou a prese

nça no acto dos seus homólogos do Senegal, Nigeria, Burkina Faso, Mauritânia e Togo.

Enquanto que Portugal será representado pelo chefe da diplomacia, Augusto Santos Silva.

Informou ainda que a Gâmbia e Costa de Marfim serão igualmente representados pelos respectivos ministros dos  Negócios Estrangeiros.

O Chefe de Estado  guineense informou que o presidente do Niger não estará presente por ter marcado a sua intervenção no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas  no dia 24 de setembro

No encontro com a imprensa, Umaro Embaló pediu aos guineenses no sentido de deixarem as querelas políticas por forma a mostrar aos hóspedes ou aos chefes de Estados africanos que estarão presentes no acto das celebrações,  que a Guiné-Bissau vive  momentos de tréguas.

Úmaro Sissoco Embaló quer a participação de todos à semelhança do que acontece quando haja partidas de futebol envolvendo a selecção nacional.

O Presidente da República confirmou igualmente a realização de  uma visita  oficial à Portugal, em outubro, na seguência de um convite formulado  pelo  chefe de Estado Português Marcelo Rebelo de Sousa.ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário