quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Especial 24 de Setembro/Personalidades políticas  e cidadãos comuns apelam unidade para o desenvolvimento do país  

Bissau,24 Set 20(ANG) – Personalidades políticas e cidadãos anónimas foram hoje unânimes no apelo à unidade nacional para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Não âmbito da cerimónia comemorativa dos 47 anos de independên

cia decorrida no Estádio Nacional 24 de Setembro, Aly Hijazy,  Secretario Nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) ,o  Vice líder de Bancada parlamentar do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), Nelson Moreira e mais três cidadãos presentes no ato  foram unânimes em afirmar que sem a unidade o país não conseguirá o progresso almejado.

Segundo o Secretario Nacional do PAIGC, a celebração hoje da independência, é o fruto de cumprimento do programa mínimo que o seu partido executou nas matas da Guiné-Bissau e Conakry.

“Por falta de união e respeito às leis que norteiam o Estado guineense, já há 47 anos, os políticos não são capazes de cumprir o programa maior que é desenvolver o pais”, disse Hijazy à ANG.

Reconheceu que o país  ainda esta aquém da espectativa se depara com falta de infraestruturas, um bom sistema de saúde, de educação de qualidade e de necessidades básicas para os cidadãos.

Questionado sobre de quem são os responsáveis pelos entraves ao desenvolvimento do país, este dirigente politico responsabilizou de modo geral a classe politica pelos  vários episódios que marcaram as sucessivas instabilidades no país.

"Só com o respeito às leis e a unidade nacional que podemos desenvolver o país, enquanto alguns grupos caminham a margem delas vai ser difícil encontrar sossego para atingir o almejado desenvolvimento do país", disse Aly Hijazy.

Por seu turno, o vice-líder da bancada parlamentar do MADEM-G15, Nelson Moreira, lamentou o estado de degradação das infraestruturas do país constatado pelos  convidados à festa de independência.

Morreira disse à ANG que  o atual governo vai iniciar  construções das infraestruturas para o mês de novembro e mudar o rosto das cidades ao nível nacional.

Segundo Moreira, o país precisa de união para trabalhar e não de guerrinhas pós eleitoral e sabotagens.

"A Guiné-Bissau deve estar acima de tudo e só assim vamos encontrar a verdadeira paz e o desenvolvimento" salientou Nelson Moreira

Os cidadãos Mussa Injai, Berta Silva e Nhancai Na Dun, de forma unânime, exortaram os atores políticos para unirem esforços e deixarem de lado os problemas pessoais e partidários, para, pelo menos, minimizar os sofrimentos do povo .

"Chegou a hora de a Guiné-Bissau posicionar como  outros países
do mundo, ou como os países dos presidentes que estão cá  hoje. É preciso unirmos para isso", disse Berta Silva.ANG/CP/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário