segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Especial 24 de Setembro/Administrador do sector  Komo diz   que a ilha se depara com grandes dificuldades

Bissau, 21 Set 20 (ANG) – O Administrador do sector de Komo, região de Tombali, sul do país afirmou  que a ilha se debate actualmente com grandes dificuldades desde as infraestruturas, meios de transportes, saúde e educação.

Em entrevista concedida aos repórteres da ANG, Jornal Nô Pintcha e RDN no âmbito das celebrações dos 47 anos da independência, que se assinala no próximo dia 24 de Setembro, Sadjá Sambú disse que nenhuma instituição do Estado na ilha tem transporte para fazer seu trabalho, inclusive  na área de  saúde, com um centro hospitalar sem ambulância, bote ou canoa.

 “Se tivemos um doente que precisa de ser evacuado para Hospital de Catió é levado ao colo numa distância de 7 quilómetros


para chegar ao porto de Katchil para depois ser transportado através de piroga para o porto de Catió,” contou.

Aquele responsável informou que todos as pirogas que transportam passageiros do Porto de Gouveia de Catió à ilha de Komo são  privados.

Sadjá Sambú declarou que mais de 180 casas na ilha de Komo estão inundadas devido a fortes  chuvas e que as estradas são intransitáveis durante esta época de chuva.

Disse estar esperançoso que haverá mudanças porque neste momento a ilha está a ser dirigido por jovens.

 Segundo Sambú, o sector de Komo não tem nem luz elétrica que fará água potável para a população .

Questionado sobre os 70 combatentes oficialmente recenseados, dos quais só 10  recebem suas pensões respondeu que a administração local está empenhada em resolver o assunto mas que estão a espera da visita do ministro da área para em conjunto  buscarem soluções.

Afirmou que muitos dos combatentes da zona sul  são  desconhecidos porque muitos  não tiveram a oportunidade de serem recenseados, e que não beneficiam de nada e resolveram  viver  de pesca  artesanal  ou agricultura.

Disse que tem boas  perpectivas para a região mas que tudo depende do empenho do  governo central.ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário