quarta-feira, 30 de setembro de 2020

                         
                       Novo ano letivo
/ Alunos vão as aulas aos sábados

 Bissau,30 Set.20(ANG) - O novo ano letivo 2020/2021 vai ter pela primeira vez na Guiné-Bissau, as aulas obrigatórias aos sábados, anunciou esta terça-feira, o ministro da educação, Jibrilo Baldé.

No ato da abertura do ano escolar, que teve lugar na capital guineense, o titular da pasta da educação falou no ajuste do calendário.

“O calendário escolar

será reajustado, para o cumprimento dos 218 dias letivos estipulados pelo governo da República da Guiné-Bissau, incluindo os sábados, como os dias letivos obrigatórios”, anunciou o ministro da Educação, perante representantes das várias estruturas intervenientes no setor educativo guineense.

Jibrilo Baldé disse que o início do ano letivo é para todas as escolas, no dia 05 de outubro.

“Declaro aberto o ano letivo 2020/2021, que se inicia no dia 05 de outubro de 2020, em todo o território nacional e em todas as tipologias de escolas existentes no nosso país. Públicas, privadas, de autogestão e outras”, disse o governante.

Na ocasião, o presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Laureano Pereira da Costa, declarou  que o atual governo em particular o ministro da Educação estão de parabéns tendo em conta que pelo menos o Orçamento Geral de Estado deste ano ultrapassou as suas perspectiva, que é de 21.3%”.

Da Costa criticou que os sucessivos governantes não se ligam, não se interessam, não pensam, não sonham, não acreditam e por isso, a educação não tem estado a fazer parte das prioridades.

“Se vejamos diferentes Orçamentos Gerais do Estado (OGE), o bolo orçamental dado ao Ministério da Educação é insignificante, o que não corresponde com o Acordo de Bolonha, que pede que sejam dados pelo menos 24%”, disse o sindicalista. ANG//CNEWS

 

Sem comentários:

Enviar um comentário