sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Eleição FFGB/ Candidato Benelivio Cabral diz  que congresso não terá lugar nas instalações da Federação

Bissau, 25 set 20 (ANG) – O candidato ao cargo do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) Benelívio Insali Nancassa  Cabral afirmou que a Assembleia geral não vai ter lugar nas instalações daquele órgão federativo de futebol 

guineense, conforme previsto pela comissão executiva cessante.

Em entrevista exclusiva hoje à Agência de Notícias da Guiné(ANG), Benelívio Insali reagia as declarações feitas pelo Secretário de Estado do Desporto no final da visita que efectuou na passada quarta-feira à sede da Federação de Futebol, em que afirmou que o salão da reunião daquela organização reunia todas as condições para a realização do escrutínio, no próximo dia 30 do corrente mês.

O candidato à liderança da FFGB, justificou a não realização do acto na sede com da instituição desportiva com base numa declaração, que disse estar na sua posse, emitida no dia 17 de Setembro deste ano pelo Alto Comissariado de luta contra covid-19, indicando que a sala onde se pretende realizar o congresso não reuni condições, relativamente ao cumprimento das normas de prevenção da pandemia.

Disse que, para além disso, o Secretário de Estado do Desporto não tem nada a ver com a validação ou não do lugar onde deve decorrer o congresso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, por não pertencer  as autoridades sanitárias.

Benelívio acrescentou que, por a sala em questão não preencher os requisitos exigidos pelas autoridades sanitárias é que se adiou a realização do congresso no passado dia 25 de Julho.

Sustentou ainda que hoje em dia não existe uma outra entidade para aprovar o espaço onde os eventos devem ser realizados para além do Alto Comissariodo para luta contra Covid-19.

Segundo Benelivio  Nancassa Cabral, o congresso significa acto de juntar pessoas numa sala ou seja os 48  clubes e representantes das organizações desportivas devem reunir numa só sala, onde o processo vai decorrer e acompanhar o acto de votação junto com os madatários  de cada candidato.

Em relação a readmissão de Carlos Teixeira pela Comissão eleitoral,  o candidato ao cargo do Presidente da Federação Nacional de Futebol da Guiné lamenta a decisão da comissão eleitoral.

 “Se Carlos Teixeira entregou a comissão eleitoral a carta da sua desistência a favor de Manelinho e veio a fazê-lo publicamente através de uma conferência de imprensa, como é que agora a comissão eleitoral vai permitir a sua recandidatura para o cargo que não quer ocupar. È mesmo que um  aluno  não percebe  matérias no primeiro semestre e dizer no segundo semestre que percebeu tudo, qual é resultado que pode ter depoís”, questionou.

Nesta entrevista concedida a ANG, Benelívio  Insali Nancassa  Cabral revelou que os cinco concorrentes já enviaram a comissão eleitoral uma carta de protesto contra a readmissão da candidatura de Carlos Teixeira ao cargo do presidente da Federação mas que até agora ainda não receberam resposta da parte da comissão.

Para além desta carta, disse que estão também a preparar previdências cautelares a ser entregue no tribunal contra a readmissão da candidatura de Carlos Teixeira, em  pessoa, e que o assunto já é do conhecimento da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

“No dia do congresso, os candidatos têm cinco minutos cada um para falar dos seus projectos e como é que vai ser apenas o acto de eleger presidente, não pode ser”, afirmou, acrescentando que o formato de que se fala é forma de facilitar que o congresso seja realizado na sede da Federação e mais nada.

Disse estar atendo sobre desenrolar do processo, porque a intenção de perturbar o processo e continuar a frente da Federação, desta vez, vai acabar. ANG/LPG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário