quinta-feira, 24 de setembro de 2020

 Especial 24 de Setembro/Guiné-Bissau celebra hoje 47 anos da independência

Bissau,24 Set 20(ANG) – A Guiné-Bissau comemora hoje os 47 anos da proclamação unilateral da independência numa cerimónia que se realiza no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau  com a presença de cinco chefes de Estado africanos.

Dentre os chefes de Estados convidados para o evento, dest

acam-se Muhammadu Buhari da Nigéria e Macky Sall do Senegal , cujas duas Avenidas da capital Bissau serão baptizadas com os seus nomes.

Os outros chefes de Estados hóspedes de Umaro Sissoco Embaló  são os presidentes do Togo, Burkina Faso e da Mauritânia. Este último está em em Bissau desde  quarta-feira.

As  cerimónias comemorativas do Dia da Independência que devia iniciar  às 11 horas registou um atraso de cerca de uma hora e dentre os convidados estrangeiros está o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva que chegou à Bissau na quarta-feira.

De acordo com o programa comemorativa do evento à
que a ANG teve acesso, o acto vai iniciar com a entoação do hino nacional da Guiné-Bissau, seguida de condecorações de diversas personalidades, uma parada militar e finalizar-se-á com a leitura de uma mensagem à Nação do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló e Parada Militar.

Posteriormente, âs 13,30 horas terão lugar a inuaguração das Avenidas Presidente Macky Sall, do Senegal e de Muhammadu Buhari, da Nigéria, seguido de um almoço oficial oferecido pelo chefe de Estado guineense aos seus homólogos, no salão do Palácio da República.

A Guiné-Bissau proclamou unilateralmente a sua independência no dia 24 de Setembro de 1973 nas Colinas de Boé, leste do país e Portugal viria a reconhê-la à 10 de Setembro de 1974. ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário