quarta-feira, 23 de setembro de 2020

 

Especial 24 de Setembro/Ministro dos Negócios Estrangeiros português em Bissau para aniversário da independência

 

Bissau,23 Set. 20(ANG) - O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português iniciou esta tarde  uma visita de dois dias à Guiné-Bissau,  com destaque para a participação nas comemorações do aniversário da independência do país.

Segundo a agência Lusa, Augusto Santos Silva  "participará nas cerimónias de comemoração da independência da Guiné-Bissau, 


manterá um encontro de trabalho com a ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e Comunidades, Suzi Barbosa, e visitará um projeto de cooperação do Programa Integrado para a Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Guiné-Bissau (PIMI II)".

No âmbito desta visita  está prevista uma visita de Augusto Santos Silva ao centro de saúde do Bairro Militar, em Bissau, onde irá inaugurar uma sala de ecografias e consultas de alto risco obstétrico, integrada no PIMI II, um programa da União Europeia, confinanciado pela Cooperação Portuguesa, através do Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua, e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela organização não-governamental francesa EMI (Entraide Médicale Internationale).

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português deverá encontrar-se na quarta-feira  com Suzi Barbosa, sendo o encontro seguido por uma conferência de imprensa.

Na quinta-feira, Augusto Santos Silva participará nas cerimónias do Dia Nacional da Independência da República da Guiné-Bissau.

Na segunda-feira, fonte da Presidência guineense anunciou que também estarão presentes nas comemorações os presidentes da Mauritânia, Senegal, Nigéria, Burkina Faso e Togo.

As celebrações do Dia da Independência, proclamada em 24 de setembro de 1973, vão decorrer no estádio nacional, em Bissau, e, segundo o programa, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, fará um discurso e entregará condecorações.

O programa inclui também a inauguração das avenidas com os nomes do Presidente do Senegal, Macky Sall, e do Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, e um almoço oficial para os chefes de Estado convidados, que devem deixar Bissau durante a tarde.

 Umaro Sissoco Embaló termina as celebrações com um cocktail na Presidência guineense.

 
A Guiné-Bissau declarou unilateralmente em 24 de setembro de 1973. A declaração foi feita pelo antigo Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

ANG/Lusa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário