terça-feira, 15 de setembro de 2020

Sociedade/Serviço Nacional Proteção Civil beneficia de materiais de limpeza

Bissau, 15 set 20 (ANG) – O Programa Alimentar Mundial(PAM) ofereceu hoje ao Serviço Nacional de Proteção Civil da Guiné-Bissau um conjunto de materiais de limpeza, composto por carrinhas de mão, pás, enxadas, luvas, botas, máscaras de proteção individual e electrobombas.


Segundo um documento entregue aos jornalistas, a oferta enquadra-se no âmbito de mobilização de recursos para o financiamento do Plano Sazonal de Contingência e o Plano de Trabalho 2020/ 2024 assinado entre o PAM e o Serviço Nacional de Proteção Civil.

O documento indica ainda que o dom do PAM é composta por 50 carrinhas de mãos, 100 pás, 50 enxadas, 150 luvas, 150 botas, 450 máscaras de proteção individual e 6 electrobombas de grande e médio capacidade.

Os Serviços de Proteção Civil receberam ainda do Programa Alimentar Mundial duas ambulâncias, duas viaturas duplas cabines de marca hilux e  4.500 litros de gasóleo entre outros.

No acto, o ministro do Interior, Botche Candé disse que os materiais  oferecidos pelo PAM são muito custosos, por isso recomenda o seu bom uso, assim como a sua conservação para não estraviar .

O governante destacou  o apoio que o PAM tem dado ao país, desde os sectores da agricultura, educação e agora os materiais de limpeza ao Serviço Nacional de Proteção Civil para limpar valetas permitindo o escoamento da água na época das chuvas evitando as inundações registadas neste ano .

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luís N´tchama disse estar preocupado com a intensidade das chuvas, por isso agradece ao PAM pelo doação de materiais a corporação de Proteção Civil para que possam prestar serviço à população.

Em relação as inundações que se verificaram não só na capital Bissau, mas também em algumas regiões do país, Luís N´tchama disse que estão a acompanhar a situação, mas avisa que é preciso que a própria população tenha muito cuidado com as construções de casas nas zonas húmidas.

A representante do Programa Alimentar Mundial, Kijomi Kawqguchi disse estar satisfeita por ver reunida os elementos do Serviço de Proteção Civil  preparados para um trabalho comunitário de prevenção de calamidades que podem ser mitigadas e evitadas.

“Como sabemos, a estação da chuva vem cada ano e nem sempre estamos preparados e isso é um passo dado, em conjunto, entre o PAM e Proteção Civil para preparar todas as estruturas de prevenção para qualquer calamidade, incluindo a Covid-19, porque se estarmos  preparados os danos vão ser minimizados e a população sofre menos e recupera, o mais rápido possível”, afirmou a Representante do Programa Alimentar Mundial no país.ANG/LPG/ÃC//SG   

Sem comentários:

Enviar um comentário