sexta-feira, 5 de maio de 2023

Caju/ONG “Shelter For Life” promove encontro de atração de negócios   entre  produtores e  comerciantes

Bissau, 05 Mai 23 (ANG) – A ONG Americana “Shelter For Life” sedeada no país, promoveu quinta-feira um encontro de atração de negócios de castanha de caju, entre  produtores,  comerciantes e demais atores que intervêm no setor.

O ato de abertura do evento foi presidido pelo Director-geral do Comércio, Lassana Fati, que, na ocasião, endereçou as suas felicitações a ONG “Shelter For Life”, pelo apoio, capacitação e financiamento que tem dado aos pequenos agricultores de caju, para melhor puderem realizar as suas tarefas  de facilitá-los na recolha e venda acessível dos seus produtos.

“É importante ressalvar que esse evento  vai permitir  aos produtores e  comerciantes estabelecerem negócios, em que cada um saia a ganhar”, disse Fati.

Segundo o DG de Comércio, o país carece de pistas que facilitam a retirada da castanha de caju para  zonas do escoamento, acrescentando  que as mesmas dificuldades  também são vistas  no financiamento de produtores, e na  transformação e comercialização da quantidade produzida.

“É neste sentido que o Ministério do Comércio e Indústria, mais uma vez e  em nome do Governo, agradece a ONG “Shelter For Life” pela cobertura que está a  dar ao setor”, disse o responsável.

O representante da ONG “Shelter For Life” na Guiné-Bissau, Mário Alfredo Mendonça disse que, a partir deste encontro, os compradores estarão mais seguros na realização de  negócios com o produtor, porque passaram a saber que o produtor reúne as condições de comercializar as suas castanhas sem riscos .

“O nosso objetivo é que ganhe todos os intervenientes ligados a cadeia de valor do caju”, disse Mendonça.

A ONG americana  intervem para a criação de condições aos produtores para que possam negociar, ao melhor preço, os seus produtos.

“Construimos estradas nas zonas de difícil acesso para as vias principais, como forma de ajudá-los a comercializar as suas castanhas e também destribuimos viaturas para o transporte  da castanha”, disse Mário Mendonça.

ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário