quarta-feira, 24 de abril de 2013


 Centro  de Bissau já dispõe de iluminação solar pública

Bissau, 24 Abr 13 (ANG) -  Mais de cem postes de iluminação solar pública já se encontram, instalados em algumas ruas de  Bissau, no âmbito do Projecto Segurança e Iluminação.

Uma cerimónia que assinalou a conclusão dos trabalhos de instalação dos referidos postes de iluminação foi realizada segunda-feira, em Bissau sob a presidência do Primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros, tendo contado a qual assistiu o embaixador da República Popular da China, Li Baojun.

Satisfeito com o gesto, Primeiro-Ministro lembrou que o projecto vai possibilitar o acesso a iluminação de um número considerável de habitantes de Bissau, dando-lhes mais garantias, em termos de segurança.

Rui Duarte de Barros considerou a República Popular da China um país amigo da Guiné-Bissau e do povo guineense, tendo em conta as acções  visíveis de cooperação entre os dois Estados.




O Embaixador da China Li Baojun disse que a energia solar, por ser limpa, segura e renovável, não afecta o ambiente.

De acordo com o diplomata chinês, a energia solar possui múltiplas vantagens, visto que  não polui e dispõe de grande potencial de recursos e uma ampla perspectiva de desenvolvimento.

" A energia solar constitui especialmente, uma tendência de desenvolvimento da nova energia no século XXI, adaptando-se aos países com sol abundante, como a Guiné-Bissau", sublinhou o diplomata chinês.

Para o presidente da CMB, Artur Sanhá, a iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, como instrumento de cidadania permitindo aos cidadãos desfrutar de uma vida segura durante o período nocturno.

Segundo Artur Sanhá, a existência da iluminação pública está intimamente associada à segurança pública no que se refere ao tráfego, uma vez que ela facilita a ordenação viária, orienta os percursos, destaca a sinalização e se associa ao esforço que vem sendo feito no domínio da circulação rodoviária.

" A iluminação solar é importante neste momento, porque facilita as autoridades no combate à criminalidade e permite que a população utilize os espaços de lazer", destacou.

Em nome dos moradores de Bissau, Policiano Gomes, agradeceu o apoio da China e pediu aos dois governos para que na próxima fase, o projecto seja alargado à outros Bairros de Bissau.

A iniciativa enquadra-se no âmbito do projecto de segurança e iluminação pública solar em algumas avenidas da capital, financiado pela República Popular de China.  ANG/AMS
   

Sem comentários:

Enviar um comentário