quinta-feira, 18 de abril de 2013


Nova greve nas Finanças

Bissau 18 Abr.13 (ANG) – O porta-voz do sindicato de base do Ministério das Finanças, Carlos Mendonça exigiu hoje do governo o pagamento imparcial e integral do subsídio do mês de Março.

 Mendonça afirmou, numa entrevista exclusiva à ANG, que vão ficar de pé até quando forem cumpridos parcialmente os atrasados do mês de Março. E sublinhou que estão a facilitar o governo exigindo o mínimo em dívida.

Os trabalhadores das finanças cumprem o segundo dia de greve, e segundo Mendonça, a nova paralisação deve-se ao não cumprimento, em Junho do ano passado, pelo patronato, dos acordos firmados pelas partes.

 Segundo Carlos Mendonça, no início exigia-se o pagamento de sete meses de subsídios. Mas que após uma reunião com o patronato concordou-se que se pagasse apenas o mês de Março.

“ O prazo não foi respeitado por isso encaminhamos mais um outro pré-aviso de greve de dez dias iniciada quarta-feira”, explicou.

De acordo com Carlos Mendonça, os subsídios reivindicados provêm de tributos dos utentes ao desembarco aduaneiro e não de receitas do estado.

Indagado se vão ser garantidos os serviços mínimos nos dias da greve, Mendonça disse que vão depender da característica dos serviços, por exemplo nas Alfândegas serão atendidos o desalfandegamento dos produtos de fácil deterioração e inflamáveis.

O líder do sindicato de base dos trabalhadores das Finanças disse que espera uma solução objectiva que culmine com o pagamento de todas as dívidas reivindicadas.

ANG/FGS/BI

Sem comentários:

Enviar um comentário