terça-feira, 16 de abril de 2013


“Centro Hemodiálise vai diminuir evacuações de doentes para o estrangeiro”, diz ministro de Saúde

Bissau, 15 Abr.13 (ANG) – O ministro de Saúde e Solidariedade Social, afirmou que, com a construção do Centro de Hemodiálise, para o tratamento de casos de insuficiências renais, irá diminuir grandemente as evacuações de doentes para o estrangeiro.

Agostinho Cá, que falava no acto de assinatura de acordo entre o Ministério de Saúde e a empresa portuguesa de construção civil,”Guimédica SARL”, encarregue de edificar a obra, disse conhecer muitos compatriotas, sobretudo mulheres grávidas que perderam vidas devido a falta do referido centro no país.

“Conheço igualmente muitos guineenses, que se deslocam para o Senegal e outros países vizinhos para o tratamento e em muitos casos acabam por falecer no caminho porque não têm condições financeiras para custear o tratamento”, acrescentou o governante.

Cá sublinhou que muitos cidadãos se deslocam para o tratamento em Portugal sem as mínimas possibilidades para lá viverem.

“Graças ao apoio da cooperação portuguesas centenas de guineenses que foram fazer tratamento conseguem viver em Lisboa, Coimbra, Porto etc.”, Explicou o ministro de Saúde.

 Agostinho Cá frisou que o sector da saúde é uma das prioridades do Governo de Transição, e que o Centro de Hemorróides representa uma esperança para toda a população.

O ministro da Saúde e Solidariedade Social declarou que as insuficiências renais são frequentes na Guiné-Bissau, acrescentando que, é por causa disso que as pessoas vivem pouco tempo e que a construção do Centro, cujas obras terão a duração de 150 dias, conta com apoio financeiro do Japão num montante de 1.500 milhões de Euros tendo sido já disponibilizado 300 milhões de francos CFA para o efeito.

ANG/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário