segunda-feira, 22 de abril de 2013




Governo pede aos EUA esclarecimentos sobre detenção de Bubo
Na Tchuto e acusações contra CEMGFA

 Bissau, 22. Abr.13 (ANG): O Governo de Transição através do seu porta-voz, Fernando Vaz disse hoje, em conferência de imprensa, que já solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que peça  às autoridades  norte-americanas informações relativas as acusações feitas contra o Chefe de Estado-maior das Forças Armadas, António Indjai,  e  a detenção do Contra-almirante, José Américo Bubo Na Tchuto. 

As duas altas chefias militares são acusados pelas autoridades judiciais norte-americanas de envolvimento eu trafico de drogas e armas em conexão com as FARC, guerilha colombiana que as autoridades americanas consideram de  grupo terrorista.

Segundo, Fernando Vaz, o Governo entende que no quadro das relações  com os EUA deve aquele país respeitar os princípios do direito internacional que obrigam à  todos os governos do Mundo a observar o respeito pela soberania de outros Estados, nomeadamente a integridade territorial e os direitos dos cidadãos, mesmo tratando-se da primeira potência do mundo.

À este respeito, diz Fernando Vaz, o executivo implora ainda a colaboração dos Estado Unidos de América em todos os casos de natureza criminal que envolvam cidadãos nacionais em narcotráfico, tráfico de armas e terrorismo, para que sejam julgados à luz das leis guineenses e posteriormente, se for o caso , remetidos à  tribunais internacionais. 

“ A situação requer esclarecimentos, porque face às nossas leis, onde não existe prisão perpétua e muito menos pena de morte, existe, por outro lado, a presunção de inocência que exige que a culpabilidade dos suspeitos seja esclarecida mediante produção de provas, e não o princípio sobre o qual o suspeito é criminoso até prova em contrário”, defendeu o porta-voz do Governo.  
ANG/AMS

Sem comentários:

Enviar um comentário