terça-feira, 16 de abril de 2013


SNV e RENLUV perspectivam formar 28 formadores no quadro de combate à Violência Baseada no Género

Bissau, 16 de ABR 13 (ANG) – A SNV (Serviço Holandês de Cooperação) em parceria com a Rede Nacional de Luta Contra Violência no Género e na Criança (RENLUV) perspectivam formar 28 formadores sobre a temática de combate à violência nas Mulheres.

A revelação foi feita por Zita de Carvalho, coordenadora do Projecto Mindjeris I Força di Paz, na abertura do primeiro encontro de concertação após o lançamento do referido projecto, que ainda conta com o financiado da União Europeia, no valor de 450 mil euros, e que terá dois anos duração.

Zita de Carvalho disse que o referido projecto terá duas fazes nomeadamente o de fortalecimento e melhoria das capacidades das ONGs que trabalham em defesa dos direitos das mulheres, promovendo a formação das estruturas femininas locais relacionadas à prevenção da violência baseada no género.

As regiões de Bafatá e Cacheu são as beneficiárias do referido projecto, por serem as áreas de actuação do SNV, segundo Ninive Baldé, coordenadora técnica do projecto.
Um total de 20 organizações das mulheres, envolvendo 20 mil pessoas, vai ser capacitados para melhor enfrentarem o fenómeno de violência nas mulheres e na resolução de conflitos.

“ Esperamos ainda promover a liderança feminina no espaço formal e tradicional na gestão e resolução de conflitos, melhorar o quadro jurídico na luta contra violência baseada no género e mobilizar a população para a protecção dos direitos das mulheres,”desejou Ninive Baldé.

 A presidente da (RENLUV) Aissatu Injai enalteceu a importância da mulher na resolução dos conflitos, isso porque, segundo referiu, em todos os momentos difíceis que o país conheceu a mulher sempre trabalhou na promoção da paz.

Injai referiu que em nenhum desses conflitos a mulher é mentora, o que demonstra que ela é capaz de dar a sua contribuição na gestão dos conflitos, e que o projecto vai encorajar ainda mais as mulheres em particular a RENLUV para a promoção de acções de prevenção dos Direitos Humanos.

O projecto “Mindjeris I Força di Paz” visa contribuir para consolidação da paz na Guiné-Bissau através do aumento da participação das mulheres nos espaços de prevenção e resolução de conflitos, nas regiões de Bafata, Cacheu e no Sector Autónomo de Bissau.

ANG/LPG






Sem comentários:

Enviar um comentário