quinta-feira, 11 de abril de 2013

Trabalhadores do Jornal “NÔ Pintcha” exigem pagamento do subsídio
de Fevereiro de 2013

Bissau. 10.Abr.13 (ANG) - O Sindicato de Base dos Trabalhadores do Jornal “Nô Pintcha” (SBTJN) exortou ao Governo, a reposição do subsídio relativo ao complemento salarial, em atraso, relativo ao mês de Fevereiro do ano em curso.
 
 Em conferência de imprensa realizada hoje, o Porta-Voz do sindicato, Ibraima Sori Baldé, sublinhou que a quando do pagamento do salário do passado mês de Fevereiro, o Director Administrativo e Financeiro da Secretária de Estado da Comunicação Social, havia dito que não se conseguiu desbloquear o referido subsídio devido aos atrasos de pagamentos por parte do Ministério das Finanças.
“Na altura recebemos a promessa de que dentro de uma semana iríamos receber o nosso subsídio o que não aconteceu até a data presente”, lamentou o responsável sindical.
Sori Baldé disse que acompanharam, terça-feira, dia 9 do corrente, as declarações do Director-Geral da Comunicação Social,Humberto Monteiro relativamente aos subsídios em atraso de Fevereiro de 2013, devidos aos trabalhadores da Rádio Difusão Nacional (RDN), mas que,  infelizmente, em nenhuma das suas passagens Humberto Monteiro se referiu ao do jornal Nô Pintcha.
 “Por essa razão o Sindicato de Base dos Trabalhadores do Jornal Nô Pintcha exige o Governo a regularização, o mais breve possível, da situação, antes que o sindicato recorra outros mecanismos legais para resolver o problema”, vincou.
Perguntado sobre que mecanismo poderá recorrer o sindicato caso a situação prevalecer, Ibraima Sori Baldé respondeu que vão caminhar etapa por etapa, acrescentando que antes vão entabular contactos junto a tutela ou seja ao ministro da Comunicação Social e em seguida ao Primeiro-ministro, sem descartar hipóteses do chegar ao Presidente de República, e se nada for resolvido recorrerão a última arma do Sindicato que é a greve.
Sori Baldé recordou que em 2011 o Jornal Nô Pintcha já tinha sido vítima de não pagamento do subsídio do mês de Fevereiro.
O Director-geral da Comunicação Social, Humberto Monteiro declarou terça-feira que os subsídios devidos aos trabalhadores efectivos da Radiodifusão Nacional (RDN) foram levantados e utilizados no pagamento de estagiários desta estação emissora que estiverem em greve, exigindo o pagamento dos seus subsídios.
A reacção de Humberto Monteiro surge depois do comité sindical de base dos trabalhadores da Radiodifusão ter denunciado que os seus subsídios foram desviados para fins desconhecidos pela Secretaria de Estado da Comunicação Social.
Ao que tudo indica, a decisão de utilizar sem consentimento dos legítimo donos, os subsídios reclamados pelos efectivos da RDN para pagamento de estagiário em greve não foi comunicada ao secretário de Estado da Comunicação Social, Rogério Dias.
O governante teve que pedir desculpas aos funcionários da RDN afectados e prometido tomar medidas políticas contra os implicados nessa operação de pagamento com fundos agora reclamados pelo comité sindical da RDN.ANG/LLA
              

Sem comentários:

Enviar um comentário