quinta-feira, 4 de abril de 2013


Inaugurado centro de produção de Passaporte Biométrico

Bissau, 04 Abr.13 (ANG) – O Primeiro-Ministro de Transição, Rui Duarte de Barros afirmou que a implementação do sistema de passaporte biométrico no país, constitui mais um acto de reafirmação da soberania.
  
Rui Barros que discursava na quarta-feira, dia 3 do corrente, quando presidia a cerimónia da inauguração do Centro de Produção de Passaportes Biométricos, disse que, a utilização daquele documento, irá contribuir para a limpeza da imagem negativa do país no exterior.

“Pensamos que a emissão do passaporte biométrico, vai permitir o país passar a dispor de dados de todos os portadores desse documento”, explicou o chefe do executivo transitório.

 “Penso que isso é muito importante, e para tal, queremos felicitar a direcção da Imprensa Nacional-INACEP, pela parceria que conquistou. Os guineenses devem começar a lutar para ter-mos a nossa autonomia. O que é possível fazer no país é bom fazê-lo”, exortou Rui Duarte de Barros.

O chefe do executivo referiu que, o passaporte da Guiné-Bissau era produzido por diversas empresas estrangeiras e isso fez com que as autoridades nacionais perdessem controlo da sua emissão.

Por sua vez, o Director-geral da Imprensa Nacional, Victor Cassamá afirmou que o novo modelo de passaporte garante mais segurança.

 “É a nova tecnologia mundial e  a Guiné-Bissau é o sétimo país do mundo a adoptar esse sistema de passaporte”, sublinhou.

Cassama frisou que o Centro tem a capacidade para produzir 250 mil passaportes anualmente.

O DG da INACEP, revelou que algumas embaixadas da Guiné-Bissau no exterior vão dispor de centro de emissão do novo tipo de passaporte, cuja adopção satisfaz uma recomendação da Cedeao, organização subregional a que a Guiné-Bissau faz parte.


ANG/ÂC




Sem comentários:

Enviar um comentário