sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Camarões


Mais de sete milhões de eleitores escolhem no domingo próximo Presidente da República
Bissau, 05 out 18 (ANG) -  Mais de sete milhões de eleitores são chamados no domingo às urnas para eleger o próximo Presidente dos Camarões, com nove candidatos na corrida presidencial, incluindo o actual chefe de Estado, Paul Biya.
Paul Biya
O Presidente camaronês, Paul Biya, de 85 anos, lidera o partido Comício Democrático do Povo dos Camarões (CPDM, na sigla francesa) e está no poder há 36 anos. Biya foi eleito pela última vez em Outubro de 2011 para um sexto mandato, com 77,9% dos votos.
Joshua Nambangui Oshih, líder da Frente Social Democrática (FSD, na sigla francesa) e da oposição, é o principal opositor de Paul Biya.
Nestas eleições presidenciais concorrem ainda Njoya Adamou Ndam, da União Democrática dos Camarões, Gargan Haman Adji, do partido Aliança para a Democracia e o Desenvolvimento, Kamto Maurice, do Movimento para a Renascença dos Camarões, Serge Espoir Matomba, líder do partido Povo Unido para a Renovação Social, Franklin Ndofor Afanwi, do Movimento dos Cidadãos Nacionais, Akere Tabeng Muna, líder da Frente Popular para o Desenvolvimento e Cabral Libii Li Ngue Ngue pelo partido político Universo.
O presidente é eleito para um mandato de sete anos.
A eleição presidencial de domingo deverá ter a violência entre grupos armados como pano de fundo.
No extremo norte do país tem vindo a crescer a ameaça dos ‘jihadistas’ do Boko Haram, tal como a dos rebeldes centro-africanos no leste.
Nos territórios anglófonos, noroeste e sudoeste, continua o conflito entre os separatistas armados e as forças de segurança.
Paul Biya, que os críticos responsabilizam pela violência na zona anglófona dos Camarões e que os apoiantes acreditam ser o único capaz de parar os conflitos, concorre ao seu sétimo mandato. ANG/Inforpress/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário