terça-feira, 30 de outubro de 2018

Brasil


Bolsonaro privilegia Chile e Mercosul perde prioridade

Bissau, 30 out 18 (ANG) - Os primeiros movimentos do presidente eleito, Jair Bolsonaro, indicam uma mudança significativa na prioridade da política externa brasileira em relação aos países vizinhos.
Ganha preponderância o Chile e o seu modelo econômico ultraliberal. Perde relevância o Mercosul, plataforma de inserção comercial brasileira durante os últimos 27 anos.
A importância da relação Brasil - Argentina, como eixo da integração regional, também pode perder peso. Jair Bolsonaro também pode tornar-se o aliado principal de Donald Trump para liderar uma oposição mais contundente contra a Venezuela de Nicolás Maduro e para conter o avanço da China na América do Sul.
Bolsonaro anunciou que sua primeira viagem internacional será para o Chile. Isso significa que, primeiro, o Brasil interrompe uma tradição, iniciada com Fernando Henrique Cardoso, de fazer da Argentina o primeiro destino internacional de um novo presidente. A Argentina é o sócio mais estratégico do Brasil.
Segundo, a primeira viagem de um presidente é um sinal de quais serão os aliados mais importantes para um novo governo. Portanto, deixar a Argentina num segundo plano e apontar o Chile como exemplo a ser seguido é uma mudança tanto na política externa, quanto no modelo econômico.
Foi no Chile, onde o indicado ministro da Economia, Paulo Guedes, deu aulas durante a ditadura de Augusto Pinochet. E foi a ditadura de Pinochet a responsável por adotar o modelo ultra liberal de Milton Friedman, propagado pelos economistas formados na Universidade de Chicago, como Paulo Guedes.
Agora, o modelo chileno funciona num país sem praticamente indústrias, que vive basicamente de exportações de frutas, madeira, salmão, vinho e, principalmente, cobre. É um modelo muito diferente do brasileiro, que tem indústria a ser protegida.
No domingo, durante conversa com o eleito Jair Bolsonaro, o presidente Mauricio Macri fez um convite para uma visita à Argentina. Uma oportunidade seria participar da reunião de cúpula do G20 em 30 de novembro, quando 26 presidentes estarão aqui em Buenos Aires.
Paulo Guedes disse que o Mercosul não será mais uma prioridade e que o Brasil quer negociar de forma bilateral com o mundo. De novo, o Chile aparece como referência. Jair Bolsonaro disse que não pretende implodir o Mercosul, mas retirar as "amarras" do bloco.
A Argentina recebeu mal a informação, mas o governo argentino preferiu não se manifestar e esperar o que realmente será feito a partir da posse do novo governo. O Mercosul, formado também pela Argentina, pelo Uruguai e pelo Paraguai, é o eixo da integração regional. É a plataforma de inserção comercial do Brasil no mundo.
Como uma União Alfandegária, no Mercosul, nenhum país pode negociar acordos comerciais com outros países e blocos de forma individual. Neste momento, o Mercosul está em negociações com a União Europeia, com a Associação Europeia de Livre Comércio, com o Canadá, com Cingapura, com a Coreia do Sul e a ponto de iniciar com o Japão.
As negociações bilaterais que Paulo Guedes pretende só serão possíveis se o Mercosul recuar a uma mera zona de livre comércio, desfazendo o nível de integração atual. O ministro argentino das Relações Exteriores, Jorge Faurie, disse que não vai especular sobre o que um ministro apenas designado disse antes de ele começar a sua função e que é preciso esperar para ver quais decisões ele vai tomar.
Depois do Chile, o presidente eleito pretende visitar os Estados Unidos, demonstrando sintonia com o presidente Donald Trump. Para os vizinhos, isso é visto como um possível aumento da pressão sobre a Venezuela.
Até agora, a grande referência do presidente Donald Trump na América do Sul era o seu amigo, o presidente argentino Mauricio Macri.
Mas, apesar da amizade com o argentino, Donald Trump talvez tenha conseguido o seu melhor aliado na região. Jair Bolsonaro não só declara admiração por Trump, algo que nenhum presidente da região ousou fazer, como também pode ter uma posição mais combativa contra a Venezuela. De quebra, Bolsonaro também pode ser um aliado no embate dos Estados Unidos contra o avanço da China na região.
O presidente argentino também ganhou muita projeção nos foros internacionais, como o próprio G20 que atualmente Macri preside, devido à ausência do protagonismo do Brasil no cenário externo desde a destituição de Dilma Rousseff.
Até mesmo nas negociações do Mercosul com a União Europeia, foi Mauricio Macri quem conduziu a estratégia política do bloco.
Agora, com Bolsonaro no Brasil e com Ivan Duque na Colômbia, o cerco contra a Nicolás Maduro na Venezuela pode aumentar. Nicolás Maduro se antecipou e, em nota, pediu a Bolsonaro que reate relações diplomáticas com a Venezuela.
É possível ainda que o Brasil siga o exemplo da Colômbia e também se retire da UNASUL, isolando ainda mais a Venezuela.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário