quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Política


Partidos políticos com assento parlamentar negam reunir com Presidente de República

Bissau, 04 out 18 (ANG) – Os partidos políticos com assento parlamentar não participaram quarta-feira no encontro promovido pelo Presidente Mário Vaz na qual se analisou o processo de recenseamento eleitoral em curso no país, na sequência das supostas irregularidade que tem sido denunciadas por algumas formações políticas do país.

Numa carta aberta endereçada ao Chefe de Estado guineense à que a Agência de Notícias da Guiné(ANG) teve acesso hoje, os partidos representados na ANP informam que no quadro da solidariedade institucional, as suas posições sobre a matéria do recenseamento eleitoral são emitidas junto do governo que, por sua vez, poderá transmiti-las ao Presidente da República.

Os partidos subscritores da carta: o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde PAIGC, Partido da Convergência Democrática PCD, União para Mudança (UM) e Partido da Nova Democracia PND justificaram as suas posições com base no respeito pela Constituição da República e do princípio de separação de poderes dos órgãos de soberania do Estado.

Acrescentaram que a iniciativa do Presidente em busca de soluções consensuais para todas as fases que constam do cronograma do processo eleitoral, conforme reza o artigo 10º da lei do recenseamento eleitoral, é da competência do governo, através da sua estrutura de apoio ao processo eleitoral.

Na carta os partidos representados no parlamento declararam a determinação de colaborar para que a data de 18 de Novembro, marcada para realização das eleições legislativas pelo Presidente Mário Vaz, seja respeitada.
ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário