sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Energia


Governo e a empresa “Akar Power” assinam acordo de fornecimento da energia por período de cinco anos

Bissau, 12 Out 18 (ANG) – O Governo e uma empresa privada turca denominada “Akar Power Internacional” assinaram um acordo de fornecimento da energia, através de barco flutuante, por período de cinco anos.

Após a sua assinatura o Primeiro-ministro, Aristides Gomes disse que o acordo que começa a ser honrado a partir do próximo ano, vai permitir o fornecimento da energia ao país numa dimensão maior do que o habitual.

Para além disso, conforme o chefe do executivo guineense, será uma energia com menos custos, com um sistema de produção simples a gerir em relação ao sistema antigo, em que se administrava a produção e o gasóleo, facto que  constitui um grande problema para garantir o fornecimento regular da corrente eléctrica.

Gomes destacou  que a cerimónia marca uma pequena revolução, sobretudo “se aliarmos o facto ao progresso de instalação de novas redes eléctricas no país”.  

Segundo o ministro dos Recursos Naturais, Energia e Indústria,  António Serifo Embaló, com o novo acordo a Guiné-Bissau passa a ter maior potência em termos de capacidade no fornecimento da energia, de 15 para 18 megas na primeira fase, numa produção com baixo custo, tendo em conta que até aqui o custo da energia no país é muito cara, devido ao uso de gasóleo.

“O fornecimento da energia eléctrica através do barco flutuante que usará o Fuel, demonstra que o governo está engajado para resolver o problema de energia nos próximos anos na cidade de Bissau”, assegurou o Ministro de Energia. 

Em representação da Empresa privada Turca, “Akar Power internacional”, Patrick Odriscoll disse que todas as partes envolvidas trabalharam diligentemente para que o acordo seja  um feito alcançado.

“Expresso, com muita satisfação, o acordo que foi obtido para proporcionar, nas mesmas condições, à Guiné-Bissau aquilo que já temos vindo a fazer em  Gana e Serra Leoa”, disse Patrick Odriscoll.

Akar Power internacional compromete-se igualmente a fornecer energia eléctrica à Guiné-Bissau com toda a capacidade  negociada de forma intermitente. ANG/LPG/ÂC//SG  

Sem comentários:

Enviar um comentário