quinta-feira, 4 de outubro de 2018

EUA


Juiz federal bloqueia suspensão do Estatuto Temporário de Protecção
Bissau, 04 Out 18(ANG) – Um juiz federal norte-americano bloqueou  quarta-feira a suspensão do Estatuto Temporário de Protecção (TPS), decretada pela administração dos EUA, que iria afectar centenas de milhares de imigrantes de El Salvador, Honduras, Haiti Nicarágua e Sudão.
A decisão entrou em vigor “de forma imediata”, de acordo com o magistrado, Edward Chen, do tribunal de São Francisco. O magistrado considerou que se a suspensão do TPS entrasse em vigor ira fazer “danos irreparáveis” aos imigrantes e às suas famílias, que teriam de deixar os EUA.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os beneficiários do TPS dos países visados teriam que partir dos EUA ou procurar uma alternativa para ficarem legais no país.
A suspensão para a Nicarágua estava agendada para Janeiro de 2019, para o Haiti em Julho 2019, El Salvador em Setembro e Honduras em Janeiro de 2020. Para os imigrantes do Sudão o ETP terminaria no próximo mês.
Em Agosto, vários diplomatas dos Estados Unidos em países latino-americanos já tinham considerado que a retirada deste estatuto pode levar a deportações em massa e consequentemente desestabilizar a região da América Latina e desencadear uma nova onda de imigração ilegal.
Os diplomatas alertaram para que o cancelamento do TPS afecta os interesses da política externa norte-americana, colocando em risco a segurança das pessoas que detinham este estatuto.
O TPS é um programa de imigração criado em 1990, ao abrigo do qual os Estados Unidos concedem autorizações de residência de forma extraordinária a pessoas de países afitados por conflitos ou desastres naturais. ANG/Inforpress/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário