quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Política


    Governo anuncia que recenseamento eleitoral termina a 20 de Outubro

Bissau,03 Out 18(ANG) - A ministra da Administração Territorial, Ester Fernandes anunciou esta terça-feira que o processo de recenseamento eleitoral, que teve o seu início a 20 de setembro último, vai terminar no próximo dia 20.

A ministra garante que o executivo, através do Ministério que tutela, “está a trabalhar fortemente para cumprir o calendário anunciado”.

O anúncio foi feito pela governante à saída da terceira ronda da reunião entre o governo, fórum de partidos políticos com assento parlamentar e a Comunidade Internacional (Grupo de P’5), que decorreu numa das salas da reunião do Ministério da Economia e Finanças.

Na  reunião foi analisada o cronograma eleitoral das legislativas de 18 de novembro.

A titular da pasta de Administração Territorial revelou que decorridos 12 dias, o governo conseguiu recensear mais de 30 mil pessoas em todo o território nacional, num processo iniciado apenas com 14 kits. A governante acredita  que com a chegada, ao país,  do último grupo de 200  e mais 150 kits já disponíveis, “o governo estará  em condições de fazer um bom recenseamento”.

“Saímos de uma reunião em que se apelou a todas as partes envolvidas no processo, nomeadamente, a sociedade civil, políticos e jornalistas para trabalharmos muito, com a visão de que os guineenses vão às urnas no dia 18 de novembro. Sendo assim, apelamos à todos os cidadãos com idade de votar no sentido de se recensearem”, referiu Fernandes.

Ester Fernandes garantiu igualmente que em breve as comunidades guineenses, residentes na disporá (África e Europa) vão começar a ser registados , tendo revelado, no entanto,  que o recenseamento já iniciou em Ziguinchor (região sul do Senegal) e que a Gâmbia deveria estar a começar ainda na terça-feira, 02  outubro de 2018.ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário