terça-feira, 9 de outubro de 2018

Moçambique


Tudo a postos para as eleições autárquicas
Bissau, 09 out 18 (ANG) - O Director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral  - STAE - Felisberto Naífe, garante que estão criadas todas as condições em termos de logística e de segurança, para que o processo de votação nas quintas eleições autárquicas decorra num clima de tranquilidade .
"...os materiais já se encontram todos nas autarquias, à espera de sua colocação nas mesas das assembleias de voto, o que significa que já foram cumpridas todas as etapas do calendário eleitoral", declarou.
Em conferência de imprensa, os órgãos eleitorais fizeram um balanço positivo da campanha de caça ao voto encerrada no domingo .
A missão de observação da CPLP a este escrutíneo, tem 18 elementos e vai estar presente em cinco municípios: Maputo, Matola, Beira, Quelimane e Nampula.
O seu chefe, o cabo-verdiano Amílcar Spencer Lopes afirma "estamos expectantes que decorra de forma ordeira e com resultados positivos para a nação moçambicana". 
Sala da Paz, um grupo de organizações da sociedade civil através do seu representante Dércio Alfazema mostra-se reticente , face aos incidentes registados durante a campanha nalgumas províncias moçambicanas como Tete, Zambézia e Gaza.
"...nós entendemos que esse é um sinal de que há uma situação eminente, são locais de grande risco de incidentes, o que remete para alguma preocupação e um tratamento especial",disse.
Também o Centro de Integridade Pública - CIP - refere que os últimos dias de campanha foram marcados por "sinais preocupantes de violência" envolvendo simpatizantes dos três principais partidos Frelimo, Renamo e MDM.
O processo de votação vai decorrer na quarta feira (10/10), nas 53 cidades e vilas autárquicas do país, para a escolha dos respectivos presidentes dos conselhos autárquicos e os membros das assembleias autárquicas.
Estão inscritos perto de cinco milhões de eleitores contra os 7 milhões inicialmente previstos avançaram os órgãos eleitorais, a Comissão Nacional de Eleições CNE e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral STAE.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário