terça-feira, 9 de outubro de 2018

Economia/Finanças


Zona franco quer políticas económicas sustentáveis
Bissau, 09 out 18 (ANG)  - Os ministros dos países da zona franco reiteraram segunda-feira em Paris, França, em comunicado, os seus desejos  de aplicar políticas económicas sustentáveis assentes no reforço da mobilização de recursos internos e na diversificação , a fim de limitar os riscos de dependência económica e financeira externa.
 “No contexto económico marcado pela retoma do crescimento à escala do continente africano, os ministros manifestaram os seus desejos de lançar políticas económicas sustentáveis a volta do reforço da mobilização de recursos internos(objectivo de 20 por cento do PIB) e a diversificação, a fim de limitar os riscos de dependência económica e financeira externa”, indicou o comunicado divulgado pela Agência Senegalesa  de Notícias(APS).
Segundo o comunicado, os ministros das finanças, os presidentes de instituições regionais e governadores de bancos centrais e da zona do franco reuniram-se segunda-feira, sob a presidência de Bruno Le Maire, ministro francês da Economia e Finanças de  Bercy(Paris).
Segundo a APS, que cita fontes que tomaram parte na reunião, os participantes do encontro sublinharam a necessidade de prosseguir com “aplicações de medidas que permitam o reforço da integração regional, factor de resiliência e de solidariedade dos estados da Zona face aos choques exógenes negativos no ambiente económico internacional, particularmente incerto”.
 “À propósito, acrescenta o comunicado, foi reiterado a importância de  assegurar a aplicação e seguimento regular das recomendações adoptadas nas reuniões de ministros da zona franco”.
Os ministros das finanças, de acordo com APS, ainda insistiram sobre a necessidade de aplicação, de forma concreta, dos planos de reformas estruturais adoptados no quadro de programas, nomeadamente com o FMI,  BAD,  Banco Mundial e a União Europeia, a fim de preservar a confiança dos parceiros e melhorar a situação macroeconómica e reencontrar o caminho para um crescimento inclusive e sustentável.
O comunicado produzido indica que foi adoptado na reunião um plano de acção preciso e um calendário feito na base do relatório produzido pelo GIABA e  BABAC, com apoio do Banco Mundial.
ANG/FAAPA

Sem comentários:

Enviar um comentário