quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Política


 Primeiro-ministro considera de positivo o balanço de cinco meses de governação

Bissau,10 Out 18 (ANG) – O Primeiro-Ministro Aristides Gomes considerou de positivo os cinco meses da sua governação onde destacou entre outras realizações a melhoria de fornecimento da energia elétrica a capital Bissau, o reajuste salarial na Administração Pública e as reformas fiscais para a melhoria de arrecadação das receitas Públicas.

O chefe do Governo realçou ainda a questão das paralizações na Função Pública com especial atenção a greve dos professores em vigor que segundo Gomes acontece quase no final do seu mandato.

O Primeiro-ministro reafirma a determinação do Governo inclusivo em organizar eleições livres, justas e transparentes. 

Segundo Gomes, a Guiné-Bissau é um exemplo na sub-região na organização das eleições, com um melhor sistema eleitoral, pelo que apela a classe política para acreditar no recenseamento para permitir o bom desenrolar do processo para o retorno à estabilidade governativa e  paz. 

"Queremos lançar um apelo aos partidos políticos para terem confiança no nosso sistema de recenseamento e no nosso sistema de eleições. Nós temos um dos melhores sistemas eleitorais da nossa região. Em todos os atos conducentes às eleições, quer dizer do recenseamento até à votação, todos os partidos políticos legalmente constituídos no nosso país têm a possibilidade de ter uma participação estruturada", afirmou Aristides Gomes.

Quando faltam onze dias para o fim do recenseamento eleitoral, o chefe do governo diz que o executivo continua a aguardar a chegada dos restantes 200 kits de recenseamento, prometidos pela Nigéria. 

Para Aristides Gomes, os atrasos em relação a chegada dos kits tem a ver com a Comunidade Internacional.

O chefe do executivo volta a convidar os partidos políticos no sentido se apropriarem do processo e de contribuírem para o retorno à estabilidade política e, em caso de algumas dificuldades, podem recorrer aos fóruns de diálogo e de acompanhamento do processo no GTAPE, já criados e também aos tribunais, se for necessário. 

Aristides Gomes foi chamado há cinco meses para dirigir um Governo inclusivo que integra entre vários, os dois principais partidos: o PAIGC e PRS com a principal missão de organizar as eleições legislativas a 18 novembro, pondo fim a crise política que grassa o país há três anos. 

“Confrontado com falta de verbas, o país recorreu aos parceiros internacionais que prometeram ajudar, mas os apoios continuam a chegar à conta gota, dificultando o recenseamento eleitoral”, remata Aristides Gomes na conferência de Imprensa realizada terça-feira. 

O recenseamento eleitoral para as legislativas de 18 de Novembro está em curso. Segundo o diretor-geral do gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral, Alain Sanca até domingo passado foram registados cerca de 100 mil eleitores.

Prevê-se para essas eleições o recenseamento de 900 mil eleitores. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário