quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Direitos das crianças

Unicef renova disponibilidade de contribuir para melhoria da vida dos menores

Bissau,03 Out 18(ANG) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), está disposto a continuar a cooperar com a Guiné-Bissau para reforçar a capacidade do governo, das comunidades e das famílias na concretização dos direitos das crianças guineenses, anunciou  terça-feira a representante do UNICEF no país.

Christine Jaulmes, falava à margem do seminário de Revisão a meio-percurso do Programa de Cooperação entre o governo e a organização, realizado num dos hotéis da capital guineense, no qual referiu que não obstante os resultados alcançados até aqui, há necessidade de o  UNICEF continuar a trabalhar com o governo guineense para a melhoria dos indicadores nacionais sobre as crianças.

“Não obstante os resultados alcançados, realço a necessidade de continuarmos a trabalhar juntos, cada um com as suas vantagens comparativas, de modo a contribuirmos para a melhoria dos indicadores nacionais para as crianças, assim como de forma generalizada, em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e da Agenda 2030”, vincou Jaulmes. 

Contudo, Jaulmes sublinhou que o programa do UNICEF por si só não pode alterar por completo a situação das crianças ao nível do país, de forma a assegurar, o reforço dos sistemas de educação e saúde.

Jaulmes, referiu que uma  maior apropriação por parte do executivo guineense continua a ser crucial para prossecução dos objetivos. Por coerência, a UNICEF felicita o governo por ter-se engajado a pagar as vacinas tradicionais no orçamento do Estado de 2017, e renova o apelo para que tal continue a se verificar no futuro. 

Presidindo a cerimónia da abertura dos trabalhos, o secretário de Estado do Plano e Integração Regional, Humiliano Alves Cardoso, garante o engajamento do executivo na revisão do programa em prol do bem-estar das crianças.

O governo guineense e o UNICEF estão a implementar desde 2016, o programa de cooperação nos domínios de Saúde, Educação, Proteção, Agua, Higiene e Saneamento, Proteção Social e Comunicação para o período 2016-2020.

No final de cada ano, realiza-se a revisão do programa com vista a consolidar os progressos alcançados, identificar os constrangimentos e propor alterações necessárias ao mesmo, no sentido de assegurar a plena realização dos direitos das crianças.

Para a revisão do ano em curso, os trabalhos técnicos preparatórios iniciaram desde o passado mês de abril, através de encontros setorias (Educação, Saúde, Justiça, Recursos Hídricos), e  realização de estudos adicionais sobre a  abordagem do género e impacto das mudanças climáticas na vida das famílias, e de maneira particular das crianças. ANG/Rádio Jovem

Sem comentários:

Enviar um comentário