quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Política


Deputado Té do PRS acusado de “agressão verbal “ contra ministra Ester Fernandes

Bissau 11 Out 18 (ANG) – O Ministério da Administração Territorial acusou esta quarta-feira o deputado do Partido da Renovação Social (PRS),Paulino Té de  ter agredido verbalmente a ministra Ester Fernandes quando esta visitava uma brigada de recenseamento na região de Biombo.
Ester Fernandes

Em comunicado à imprensa à que a ANG teve acesso, este ministério refere que o acto aconteceu na vila de Cupul no sector de Prabis, no passado dia 10 do mês do curso quando a Ministra da Administração Territorial visitava uma das brigadas na zona para constatar “in- loco” o andamento dos trabalhos.

“Na ocasião, a governante estava a trocar ideias com os brigadeiros e fiscais dos partidos políticos sobre o processo em causa, quando foi agredido verbalmente com palavrões por parte do deputado Paulino Té”, diz a nota.

O comunicado informa ainda que no dia 08, em Canchungo, norte da Guiné-Bissau,  Florentino Mendes Pereira,Secretáio-geral do PRS, na companhia de alguns militantes do partido, apresentaram-se numa mesa vestidos de camisola do Partido e  sem peças de identificação para se recensear mas não  foram permitidos se recensear.

“Por terem sidos impedidos de se recensear, Florentino Mendes Pereira e a comitiva que o acompanhava fizeram desacatos, pondo em causa o normal funcionamento da mesa de recenseamento e a integridade física dos brigadistas “, lê-se no comunicado.

Perante estes factos, de acordo com a nota, a Comissão Técnica de Informação e Sensibilização do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral decide  solidarizar-se com a ministra Ester Fernandes e a encoraja a continuar o seu trabalho em obediência as  leis vigentes no país.

A missiva da conta ainda que no mesmo dia  apareceram numa mesa de recenseamento no sector de Fulacunda, Sul do país, dois cidadãos nacionais que identificaram como coordenadores do Partido da Renovação Social (PRS) para os círculos eleitorais 3 e 4 que engloba Fulacunda, Empada, Buba e Tite.

Segundo o comunicado, as referidas pessoas identificadas de Betamblat Na Cul e Iancuba Camará retiraram bruscamente um acumulador de energia e um aparelho de impressão digital à mesa de recenseamento, acção que impediu a continuidade dos trabalhos .

No comunicado, aquela instituição igualmente condena o acto que considera de “bárbaro e ignóbil” perpetrado pelo deputado Paulino Té e a acção de vandalismo verificado no sector de Fulacunda, actos esses passíveis de punição com pena  de seis meses à três anos de prisão e uma multa de 462.000 , conforme manda o artigo 43, da Lei de Recenseamento Eleitoral.

“Apelamos a todos os cidadãos e em particular aos partidos políticos o maior civismo para o sucesso deste processo “,lê-se no documento. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário