quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Rádio Capital FM/Comunicação Social guineense paralisa actividades quinta-feira em defesa da liberdade de imprensa e de expressão

Bissau, 05 Ago 20 (ANG)- Os órgãos de comunicação social da Guiné-Bissau  prevêem paralisar, por completo, as suas actividades  quinta-feira com o objectivo de exigir a conclusão do inquérito e punição dos actores do acto de vandalização da Rádio Capital FM, ocorrida em Julho.

Na madrugada de 26 de Julho um grupo de indivíduos fardados e arma

dos destruíram a Rádio Capital FM deixando a referida estação emissora privada sem capacidades para emitir.

A decisão de paralisação das actividades nos órgãos de comunicação social nacional foi revelado pelo  Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Diamantino Lopes em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné(ANG).

 “O que está em causa não é o acto de vandalização à Radio Capital FM, mas sim a ameaça à liberdade de imprensa e de expressão no país. Por isso, é necessário a colaboração de todos os actores do sector da comunicação social no que tange ao processo de luta para afirmação das referidas liberdades”, defendeu aquele responsável.

Diamantino Lopes acrescentou  que já contactaram os directores dos diferentes órgãos de comunicação social no sentido de aderirem a campanha Zero Comunicação em Favor de Liberdade de Imprensa e de Expressão, frisando que esperam uma resposta positiva  por parte dos mesmos para que juntos poderem alcançar um impacto desejável.

Referiu que uma  democracia pura se faz com a imprensa livre e com uma sociedade na qual existe a liberdade de expressão, tendo reconhecido que a liberdade de imprensa e de expressão não devem significar  insultos, e alertou que quando assim fôr só cabe as autoridades competentes  a resolução da situação e mais ninguêm.

“Quando alguém se sentir ferido com um determinado assunto ou situação, não é necessário atacar uma pessoa, instituição e muito menos um órgão de comunicação social , mas sim, só é preciso reclamar os seus direitos junto das autoridades competentes para tal”, disse o Secretário Geral de SINJOTECS.

Informou que na quinta-feira estarão na Rádio Capital FM no período da manhã para mostrar as suas preocupações face a situação da liberdade de imprensa e de expressão no país.

Disse que contam  enviar uma nota ao Ministério Público para pedir a celeridade do processo de investigação e punição dos actores de vandalização da  Rádio Capital FM.

Questionado se a paralisação será apenas um dia, respondeu que pode ser feita outras actividades em favor da liberdade de imprensa na base do desenrolar do processo de investigação por parte das autoridades judiciais.

“Ou seja a medida que autoridade judicial demora para apurar os factos a pressão continuará por parte do SINJOTECS”, explicou.

Um grupo de homens desconhecidos, fardados, armados e encapuçados vandalizaram no passado dia 26 de Julho a Radio Capital FM tendo destruído por completo os seus equipamentos.ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário