quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Acordo Nuclear/Estados Unidos reconhecem avanços "modestos" das negociações do programa nuclear iraniano

Bissau, 30 Dez 21 (ANG) - As negociações do acordo nuclear do Irão foram retomadas no início da semana em Viena, na Áustria, de forma a salvar o acordo de 2015 que estipulava limites para a produção de urânio no país e do qual os Estados Unidos se retiraram em 2018.

"Percebemos nos últimos dias que pode ter havido um progresso modesto nas últimas negociações [...] Mas é necessário que as partes procurem construir sobre este progresso com espírito construtivo e convicção", disse na terça-feira Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

Para os Estados Unidos, o progresso nas negociações acontece de forma "demasiado lenta" e "em breve será demasiado tarde para voltar ao acordo nuclear", segundo as autoridades norte-americanas.

À mesa em Viena estão a Alemanha, a França e o Reino Unido que na segunda-feira consideraram também que o avanço nestas negociações é "urgente".

"Está claro que nos aproximamos do ponto em que a escalada nuclear iraniana esvaziará o acordo da sua substância", observaram os negociadores europeus, reiterando que têm "semanas e não meses para concluir um acordo".

Fazem ainda parte do acordo a China e a Rússia, com os Estados Unidos a retirarem-se unilateralmente do acordo em 2018, durante a presidência de Donald Trump.

O Irão anunciou em abril que começou a produzir urânio enriquecido a 60%, ou seja, além do limite de 3,67% estabelecido pelo acordo internacional, e próximo dos 90% necessários para o fabrico da bomba atómica. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário