quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

 UNESCO/Rumba congolesa é aprovado património cultural imaterial mundial

Bissau, 16 Dez 21 (ANG) - A UNESCO, agência das Nações Unidas para a Cultura,Educação e Ciências, acrescentou na  terça-feira, a Rumba Congolesa à sua lista do património imaterial da humanidade, desencadeando uma onda de entusiasmo  na  República do Congo e na República Democrática do Congo.

O pedido destes dois países, para a integração da Rumba Congolesa como património imaterial, foi aprovado pela conferência  geral  da UNESCO.

Depois da rumba cubana, música e dança de raíz africana, a rumba congolesa foi também integrada, no dia 14  de Dezembro de 2021, na lista do Património Imaterial Cultural da Humanidade.

O Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, acolheu a notícia  com  "alegria  e  felicidade", e  os  cidadãos das duas  Repúblicas  congolesas, com capitais em Kinshasa  e Brazzaville, respectivamente, festejaram uma das músicas e danças, que mais marcaram a  história do continente africano, nomeadamente pelo  papel desempenhado nas independências dos dois Congos e não só.

O chefe de Estado da RDC, considerou que, finalmente a música e a dança nascida nos dois Congos foi reconhecida pelo seu valor universal.

Segundo a ministra da Cultura da República Democrática do Congo, Catherine Furaha, a rumba faz  parte da identidade congolesa.

As  origens  da  rumba foram identificadas no antigo  Reino  do Kongo, onde  as populações praticavam uma dança  chamada "Nkumba".

"Nkumba"  significa  "umbigo", dado que durante os movimentos da dança, um homem e uma mulher, dançavam com os respectivos umbigos,um contra o outro.

Foram as tradições musicais e culturais levadas pelos africanos, através do comércio de escravos, que estão na origem do jazz na América do Norte e da Rumba na América  do  Sul.

 De  acordo com  André Yoka Lye, director do Instituto Nacional das Artes, em Kinshasa, a primeira versão moderna  da rumba data de há 100 anos e simboliza cidades e bares.

   Tabu Ley (Rochereau) e Franco Luambo estão entre as figuras históricas da  Rumba congolesa.

 Luambo mais conhecido simplesmente pelo nome de Franco, exímio guitarrista cuja influência espalhou-se pelas novas gerações de músicos africanos, é incontestavelmente a figura  patrimonial da rumba congolesa.

 O  pós-Franco é  marcado  por uma nova geração de artistas, dos quais os mais ilustres são Papa Wemba, Koffi Olomide e Fally Ipupa. ANG/RFI

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário