terça-feira, 21 de dezembro de 2021

        Madagáscar/Condenações em caso de tentativa de golpe de Estado

Bissau, 21 Dez 21 (ANG) – As autoridades francesas não reagiram até ao momento à condenação, nomeadamente, de dois franceses pela justiça de Madagáscar na passada sexta-feira num caso de tentativa de golpe de Estado.

As penas mais severas foram de 20 e 10 anos de trabalhos forçados, os dois arguidos franceses.

Vinte  e 10 anos de trabalhos forçados foram as sentenças pronunciadas pela justiça de Madagáscar. A mais severa foi para Paul Rafanoharana, franco-malgaxe, enquanto o antigo coronel do exército francês, Philippe François, foi condenado a metade dessa pena.

Outras penas de menor duração foram também pronunciadas e 14 absolvições, num total de vinte réus implicados no caso.

O Ministério público tinha pedido prisão perpétua contra cinco dos arguidos, incluindo os franceses.

Os advogados da defesa já anunciaram que vão apresentar recurso.

O grupo era acusado de atentar contra a segurança do Estado e de ter constituído uma quadrilha para uma trama visando assassinar o presidente Andry Rajoelina.

Alguns dos elementos estão detidos desde Julho, nenhum dentre eles confessou a prática dos crimes pelos quais acabariam por ser condenados.

A imprensa malgaxe descreve frequentemente o principal arguido como sendo um antigo conselheiro do chefe de Estado.

Andry Rajoelina começou em 2019 um segundo mandato presidencial após um escrutínio muito renhido contra o seu rival Marc Ravalomanana.

Rajoelina que, recorde-se, tinha assumido o poder, pela primeira vez, através de um golpe de Estado em 2009, que se traduziria no derrube, precisamente, de Marc Ravalomanana. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário