terça-feira, 28 de dezembro de 2021

                       Myanmar/ONU preocupada com escalada de violência

Bissau, 28 Dez 21 (ANG)  - As Nações Unidas estão profundamente preocupadas com a escalada da violência em Myanmar e apelaram a um cessar-fogo por altura dos festejos de Ano Novo.

A nova enviada especial da ONU, a socióloga de Singapura, Noeleen Heyzer, assumiu, em comunicado esta segunda-feira, a sua profunda preocupação com o aumento da violência no Estado de Kayin e noutras províncias da antiga Birmânia.

Nos últimos dias novos confrontos entre grupos étnicos rebeldes e o exército no Estado de Kayin, no leste, provocaram a fuga de milhares de pessoas rumo à Tailândia vizinha.

Por outro lado um responsável das Nações Unidas afirmou-se horrorizado no domingo com as informações credíveis que apontavam para pelo menos 35 civis mortos, com cadáveres queimados, no leste do país, pedindo ao governo para abrir uma investigação sobre o ocorrido.

Dois funcionários da ONG britânica Save the children continuam desaparecidos após o ataque e incêndio do veículo em que seguiam no leste do Estado de Kayah, na véspera de Natal.

A justiça da junta de Myanmar voltou a adiar, hoje, nova sentença num dos tantos julgamentos em curso contra Aung San Suu Kyi, a antiga primeira-ministra que, numa primeira fase, foi já condenada este mês a dois anos de cadeia.

Desde o golpe de Estado de 1 de Fevereiro a Prémio Nobel da paz está sujeita a um regime de prisão domiciliária.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário