quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Covid-19/Rápida propagação do Ómicron obriga a novas medidas restritivas pelo mundo

Bissau, 23 Dez 21 (ANG) - A variante Ómicron de Covid-19 continua a espalhar-se pelo mundo, com o número de casos a duplicarem em vários países, o que está a obrigar os governos a adoptarem novas medidas restritivas.

Em Portugal, a partir de sábado, as discotecas e bares vão fechar, o teletrabalho passa a ser obrigatório, são proibidos ajuntamentos de mais de dez pessoas na passagem de ano e passa a ser obrigatório um teste negativo para o acesso a eventos culturais e desportivos.

É a corrida contra o tempo, nas vésperas do Natal e do Ano Novo, para conter a rapidez de transmissão da Covid-19 que passou a uma velocidade superior um pouco por todo o mundo devido à variante Ómicron.

Em Portugal, Creches e ateliers de tempos livres também encerram temporariamente a partir de 25 de Dezembro, os espaços comerciais passam a ter lotação limitada a uma pessoa por cada cinco metros quadrados e os saldos ficam proibidos entre 25 de Dezembro e 9 de Janeiro. O número de testes gratuitos para despiste da covid-19 em farmácias e em laboratórios passa de quatro para seis por pessoa em cada mês.

Em França, começa hoje a vacinação generalizada, mas não obrigatória, das crianças dos 5 aos 11 anos e o governo considera autorizar a terceira dose da vacina contra a covid-19 para os adolescentes, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de novas restrições sanitárias em breve. A obrigatoriedade de apresentar o certificado de vacinação nos espaços culturais, desportivos e de restauração entra em vigor a 15 de Janeiro.

Na Alemanha, as reuniões familiares não poderão ter mais de dez pessoas – ou duas se não se estiver vacinado - as discotecas também vão fechar e os jogos de futebol, concertos e outros eventos culturais passam a estar vedados ao público. É aconselhado limitar os contactos, mesmo entre pessoas vacinadas, a partir de 28 de Dezembro.

A Suécia também volta a instaurar, como obrigatório, o teletrabalho e na Espanha hoje há conselho de ministros extraordinário para decidir novas medidas.

O Reino Unido regista mais de 90 mil casos por dia, as restrições estão a sufocar a economia e o governo anunciou, na terça-feira, que vai desbloquear uma ajuda de mil milhões de libras.

Nos Estados Unidos, onde a nova variante representa 73% dos novos contágios, o Presidente Joe Biden disse que “o momento é crítico” mas que não se deve entrar em pânico, anunciou 500 milhões de testes rápidos gratuitos para todos os norte-americanos e pediu-lhes para se vacinarem e testarem em massa. Além disso, foram suspensas as restrições de viagens para oito países africanos, incluindo África do Sul e Moçambique, já que a variante se encontra disseminada por todo o mundo.

Israel anunciou a quarta dose da vacina para os mais de 60 anos e para os profissionais de saúde, quatro meses após a terceira inoculação, e já são cerca de 50 os países para os quais é proibido viajar, nomeadamente Estados Unidos, França e Portugal.

Na Tailândia, o governo anunciou, hoje, um isolamento de sete dias para os turistas que cheguem ao país, mesmo os vacinados. A Nova Zelândia adiou a reabertura das fronteiras para final de Fevereiro. ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário